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Entenda: a boa comunicação começa em saber ouvir!

Para você, o que é uma boa comunicação? Há quem acredite que se resume apenas ao ato de transmitir uma mensagem.

13 jan 2020
07h49
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Oi, Speaker!

Para você, o que é uma boa comunicação? Há quem acredite que se resume apenas ao ato de transmitir uma mensagem e que tal mensagem seja recebida pelo público-alvo com eficiência, mas isso não é bem assim. Comunicação vai além: é um processo de troca!

Especialmente hoje, em tempos nos quais tudo parece acontecer em uma velocidade muito grande, a comunicação é o eixo central para novos conhecimentos. Tudo vem da troca entre pessoas que se comunicam, dialogam, discutem... Tanto é assim que um profissional que tem dificuldades para se comunicar com os demais tem grandes chances de permanecer à margem do mercado de trabalho.

Mas por que será que a (boa) comunicação começa em saber ouvir? Para um profissional, quais são os benefícios de ser um bom ouvinte? Esses são os assuntos do nosso artigo de hoje. Confira!

Foto: Shutterstock

O que a escuta tem a ver com a boa comunicação?

Você já ouviu falar sobre a teoria da agulha hipodérmica, Speaker? Pois bem, segundo essa teoria – que chegou a ter grande destaque –, as mensagens transmitidas pelos formadores de opinião (líderes e mídia, por exemplo) funcionam como uma espécie de seringa. Como assim? A mensagem é injetada na audiência, que a aceita e a interioriza imediatamente e sem nenhum tipo de interação.

Essa teoria foi desenvolvida na tentativa de explicar os efeitos da comunicação em massa na opinião pública e acabou sendo deixada de lado, justamente por não considerar a comunicação como um processo dinâmico de troca entre pessoas e grupos de pessoas.

Por que estou dizendo tudo isso? Para explicar que a comunicação não é algo unilateral e que você, comunicador, não pode cair no enorme equívoco de pensar na sua audiência como quem apenas recebe informações. Para ser um bom speaker – um bom profissional e um bom líder – é fundamental ter sempre em mente que o outro importa e que é preciso escutá-lo.

Por que a boa comunicação começa em saber ouvir?

A importância de saber ouvir é enorme para todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. No entanto, quando pensamos no mercado de trabalho e nas exigências do mundo moderno, não é difícil perceber o quanto essa capacidade está relacionada ao sucesso ou insucesso de alguém.

Profissionais de todas as áreas e de cargos diversos precisam – sim ou sim – compreender os pilares da comunicação para saberem se expressar, argumentar, persuadir, inspirar... Aqueles que ocupam cargos de gestão (os líderes) estão ainda mais relacionados a essa exigência.

Em outras palavras, escutar os demais é uma forma de encontrar maneiras de manter um diálogo eficiente, que realmente tenha importância e significado. Líderes, comunicadores, gestores, vendedores e tantos outros profissionais precisam ouvir o seu público para, a partir dessa escuta ativa, traçar as melhores estratégias para estabelecer essa comunicação.

Para ficar mais claro tudo o que estou dizendo, vamos pensar em uma propaganda de algum produto. Uma marca desenvolveu uma campanha, mas sem considerar o seu público, sem ouvir o seu público. Por mais criativa que seja tal publicidade, ela não terá os efeitos desejados.

Um comunicador que planeja uma apresentação em público com um bom conteúdo, mas sem considerar a realidade da sua audiência, passará pelo mesmo problema. O conteúdo pode até ser bom, mas não fará sentido para as pessoas e, por isso mesmo, não será inspirador para elas e não cumprirá o seu papel.

Em situações de venda também é clara a importância de saber ouvir. O vendedor que fala sobre o seu produto sem parar, sem se atentar para os anseios do seu potencial cliente, terá muito mais dificuldades em escolher os argumentos eficientes e, logo, será mais difícil concretizar o negócio.

Ouvir o outro é compreender, ainda que minimamente, a sua forma de pensar. Ao entendê-la, será possível pensar em como conversar com esse outro, como argumentar, como apresentar as próprias ideias de uma forma atrativa.

 

Saber ouvir é, de fato, o começo para uma comunicação eficiente, aquela que inspira e que leva à concretização de algo maior. Por essa razão, procure prestar atenção naqueles com quem dialoga, sejam seus clientes, seus liderados, seus líderes, seu público. Você notará a diferença e será um speaker muito melhor, não tenha dúvidas!

 

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/aprimorar-a-sua-oratoria-e-uma-das-metas-para-o-proximo-ano-conheca-nossos-novos-cursos-de-oratoria/

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The Speaker
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