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Endomarketing e comunicação: como usar na sua empresa?

Como está a comunicação interna da sua empresa? A comunicação interna se mostrou essencial na pandemia.

3 jan 2022 - 09h00
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Olá, Speaker!

Como está a comunicação interna da sua empresa? Nos últimos dois anos, quando boa parte das empresas migrou para o home office ou para o formato híbrido, a comunicação interna se mostrou essencial.

De maneira geral, aconteceu mais ou menos isto: empresas com uma boa comunicação interna se saíram muito melhor nos desafios do trabalho remoto.

Bem, o cenário hoje é diferente. Muitas marcas já estão de volta à presencialidade total, outras adotaram o formato híbrido. De uma maneira ou outra, é a comunicação que faz com que a roda corporativa funcione.

E o endomarketing veio para comprovar tudo isso: estratégias direcionadas ao público interno, à comunicação interna.

Siga a leitura e informe-se sobre este tema!

Endomarketing e comunicação interna: qual é a relação?

O endomarketing é, de maneira geral, uma estratégia focada em marketing institucional interno. Na prática, é uma série de ações direcionadas ao público interno: os colaboradores da empresa.

Quando pensamos em marketing, geralmente a primeira imagem que vem à mente é aquela associada às propagandas ou ações que visam venda, isto é, que visa o público externo, os clientes.

No endomarketing, o público-alvo é outro, assim como a intenção central também é muito distinta. Ao investir em marketing interno, as empresas intencionam, por exemplo:

- Motivar as equipes

- Gerar identificação com a marca

- Melhorar o ambiente de trabalho

- Aprimorar a relação líder-liderados

- Otimizar a produtividade

Quais seriam alguns exemplos desse tipo de marketing? Palestras, workshops, iniciativas de integração, campanhas de e-mail marketing interno, pesquisas de satisfação, envio de brindes, entre tantas outras.

E onde entra a comunicação interna em tudo isso? Veja a seguir!

Comunicação interna: por que aprimorar?

A comunicação interna caminha lado a lado das iniciativas de endomarketing. De nada adianta enviar uma série de e-mails criativos aos colaboradores, por exemplo, se a comunicação no dia a dia é falha.

Para que as estratégias tenham retorno e se concretizem, é preciso pensar tanto na comunicação interna quanto no endomarketing. Uma equipe só se motiva quando há um bom diálogo e um fácil acesso às informações.

Por que isso acontece? Uma das maiores queixas de profissionais inseridos no mercado de trabalho é a dificuldade de encontrar informações necessárias à execução de seus projetos. Se é assim, o endomarketing não teria os mesmos resultados.

O importante é eliminar ruídos na comunicação e otimizar todo tipo de diálogo dentro de uma empresa. O endomarketing viria, portanto, como uma ação complementar, que funciona apenas se já há uma comunicação interna organizada e desenvolvida.

Como melhorar a comunicação interna de uma empresa?

Antes de pensar em endomarketing – ou paralelo a isso –, é importante fazer um diagnóstico da comunicação interna da empresa e verificar todos os aspectos que demandam uma atenção especial.

Alguns cuidados são essenciais, veja:

- Identificar ruídos na comunicação

É comum acontecerem equívocos na empresa devido a problemas de comunicação? Uma mesma mensagem chega direto ao seu destinatário ou há muitos caminhos a seguir? É difícil o acesso a informações centrais?

- Eliminar ruídos no diálogo interno

Ruídos são interferências na comunicação. Um bom exemplo é na comunicação digital: quando não há um canal padrão e as pessoas se comunicam por plataformas diferentes. Alguns, por email. Outros, por whatsapp...

- Estabelecer um canal padrão

Seguindo o que eu disse no passo anterior, a definição de um canal padrão para se comunicar é determinante. É primordial que as pessoas utilizem esse canal, assim todas têm acesso às mensagens, demandas e informações.

Como elaborar uma boa estratégia de endomarketing e comunicação?

Estratégias, tanto de endomarketing como de comunicação, dependem muito do perfil da empresa e das demandas mais urgentes que possam ter. Por isso, o primeiro passo sempre deve ser partir de um diagnóstico.

A partir desse diagnóstico, vêm, então, as etapas de planejamento da estratégia de endomarketing e das ações práticas para melhorar a comunicação interna. Quanto a esta última, um treinamento focado no corporativo é o mais eficaz.

Para saber mais sobre treinamentos incompany, direcionados à comunicação interna de empresas, fale comigo!

Se tiver alguma dúvida, é só me chamar! Até a próxima!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

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