PUBLICIDADE

Dicção: como desenvolver a sua?

Problemas de dicção podem ter origens diferentes: emocionais, físicas e até mesmo por hábitos que adquirimos ao longo da vida.

24 mai 2021 07h00
ver comentários
Publicidade

Oi, Speaker!

Pronunciar bem as palavras é uma das ações centrais para uma boa comunicação. Isso significa ter uma boa dicção, eliminando vícios da fala e tornando sua mensagem mais clara.

Problemas de dicção podem ter origens diferentes: emocionais, físicas e até mesmo por hábitos que adquirimos ao longo da vida.

Para desenvolver a sua dicção, alguns passos são determinantes, incluindo o de entender essas origens para traçar um plano de ação eficaz para o seu caso específico.

Na nossa conversa de hoje, vou falar sobre o que fazer para desenvolver a dicção. Tenha uma boa leitura!

Foto: Shutterstock

Guia prático para desenvolver a dicção

Quando se trata da comunicação e seus diversos aspectos, é fundamental considerar as especificidades de cada caso. Na dicção, isso não é diferente. Problemas ligados a um fator físico demandam ações diferentes daqueles emocionais, por exemplo.

De uma forma ou outra, neste Guia Prático para desenvolver a dicção, você encontra passos simples, mas eficientes para começar a aperfeiçoar a maneira como pronuncia as palavras e se comunica. Veja:

Etapa 1. Grave-se em vídeo

Gravar a si mesmo em vídeo, simulando uma situação de exposição, ou assistir a vídeos que você já fez é uma forma de autoconhecimento. Utilize esse material no próximo passo.

Etapa 2: Identifique vícios da fala

Com os vídeos do passo anterior, tente identificar quais problemas de dicção são mais evidentes na sua fala. Procure verificar também se existem vícios, como a repetição excessiva de uma expressão (tipo, né, daí...). 

Etapa 3: Anote os resultados do passo anterior

Faça uma lista escrita do que encontrou no passo anterior. Deixe essa lista em um lugar visível. Aqui, a intenção é evidenciar seus padrões de fala para tentar entendê-los e evitar o que precisa ser modificado.

Etapa 4: Realize leituras em voz alta

O próximo passo são as leituras em voz alta. Se possível, escolha ler algo que contenha as palavras que você costuma ter problemas ao pronunciar. Realize essas leituras diariamente e mais de uma vez ao dia, quando puder.

Plus: Ouça podcasts!

Uma das formas de escrever melhor é ler muito. Bem, na fala, o raciocínio é similar. Nós temos a tendência a repetir padrões de fala que escutamos. Logo, escutar podcasts é uma forma de ajudar a moldar a sua própria dicção.

Essas são quatro etapas iniciais para o seu processo de desenvolvimento da dicção. Para que esse processo seja mais otimizado e completo, a orientação profissional é determinante. Confira mais sobre isso a seguir.

Por que ter um feedback profissional?

A fala é algo que envolve vários aspectos. Nela, estão os chamados “órgãos fonadores”: bochecha, mandíbula, língua, músculos, ossos, lábios... Um profissional conhece essa complexidade e poderá auxiliar melhor em todo o processo.

Como eu disse antes, problemas de dicção podem ter causas bem diferentes entre si. Um profissional poderá entender de onde eles vêm para, então, traçar um plano de ação mais detalhado e completo.

Diante disso, a orientação de um especialista é importante porque:

- Permite identificar as causas dos problemas na fala

- Traça um plano de ação otimizado para o SEU caso em especial

- Aplica técnicas para trabalhar os órgãos fonadores e de respiração

- Tem um feedback confiável e específico

- Permite um acompanhamento da sua evolução

Para desenvolver a sua comunicação como um todo, a forma mais eficiente é fazer um treinamento em oratória que inclua a expressão vocal e tenha o acompanhamento de um profissional da Fonoaudiologia.

Afinal, a oratória tem três pilares centrais: a mensagem, a expressão corporal e a expressão vocal. Nesta última, está a dicção e todos os seus aspectos, incluindo a pronunciação adequada de sílabas, sons e palavras.

Ainda tem dúvidas sobre este tema? Fale comigo!

 

Fonte:

https://thespeaker.com.br/diccao-guia-pratico-para-desenvolver-a-sua/

The Speaker
Publicidade
Publicidade