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Debate x embate: como agir em discussões no ambiente corporativo?

Mesmo de forma remota, discussões fazem parte do cotidiano de profissionais. Lide com elas, impedindo que um debate se torne um embate.

17 jun 2020 - 08h00
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É fato que, devido às especificidades do contexto contemporâneo, as equipes de trabalho – incluindo gestores e liderados – estão lidando com uma pressão ainda maior que a habitual. Isso, aliado a uma comunicação à distância (que nem sempre é eficaz), pode afetar o rendimento da equipe e prejudicar o equilíbrio dos profissionais que dela fazem parte.

Há uma diferença entre debate e embate. Enquanto o primeiro é saudável e necessário para a discussão de projetos e ideias, o segundo pode, a curto ou a longo prazo, ir minando as relações de trabalho e a identidade da marca como um todo. Em todos os casos, fortalecer a comunicação interna é determinante.

Como profissional, de que modo devo agir em discussões no ambiente corporativo, especialmente no contexto remoto? Como gestor, o que fazer para evitar que um debate se torne um embate?

Debate x Embate: como agir em discussões?

Seja no dia a dia presencial ou no contexto de trabalho remoto, discussões são uma constante entre profissionais. Afinal, é através delas que se logra desenvolver o trabalho em equipe e traçar os melhores planos para a execução de um projeto.

Para que as discussões se mantenham positivas e saudáveis, é necessário que os conflitos de ideias não se tornem confrontos pessoais entre colaboradores ou gestores.

Assim sendo, é importante esclarecer que um debate é a argumentação entre duas ou mais pessoas, com opiniões diferentes, mas que podem, até mesmo, se complementar entre si. Aqui, o foco se mantém no conteúdo.

No embate, por sua vez, existe uma clara resistência em aceitar e ouvir ideias divergentes. Recorrentemente, embates “fogem do tom” e podem gerar confrontos que prejudicam a relação entre colegas, afetando o rendimento de toda a equipe.  

Foto: Shutterstock

Diante disso, como agir em discussões para evitar que se transformem em confrontos?

Tenha um embasamento sólido para defender suas ideias e opiniões. Para isso, estar sempre em dia com as informações relacionadas à sua área de atuação é fundamental;

Evite argumentações que fogem do profissional, isto é, que considerem fatores que vão além do conteúdo debatido;

Saiba escutar os demais: além de ser uma atitude que demonstra inteligência emocional, é uma forma de encontrar a melhor estratégia para contra-argumentar;

O que fazer para evitar que um debate se torne um embate?

Como líder, é preciso saber como gerenciar crises dentro da equipe e isso significa evitar que debates se transformem em embates e conflitos entre liderados. No contexto de trabalho remoto, o desafio é ainda maior, já que a distância implica em ter um menor controle de certas situações.

O principal passo é ter um plano eficiente para a comunicação interna da sua empresa. No cenário de trabalho à distância especificamente, é preciso:

Definir e padronizar os canais de comunicação, evitando os chamados “ruídos”;

Planejar reuniões online periódicas para fortalecer o engajamento dos setores;

Manter um contato direto com liderados, especialmente em situações específicas, como debates envolvendo a execução de projetos;

Identificar problemas dentro da equipe, ou seja, identificar se os conflitos de ideias tomaram outras proporções;

Fazer uma apuração de eventuais conflitos e circunstâncias, pautando-se sempre em dados reais – e não em suposições ou rumores que circulam pelos corredores da empresa;

Atuar como um mediador, evitando impor mais regras ou interferir de um modo negativo na relação dos profissionais que fazem parte da equipe.

A comunicação sempre foi um dos pilares para o fortalecimento de setores e empresas como um todo. Com a rápida migração para o trabalho à distância, ela passou a ser ainda mais determinante para o sucesso ou insucesso de marcas.

Nesse sentido, saber agir sob pressão, identificar embates entre liderados e conseguir dar o suporte necessário para este momento específico são ações imprescindíveis. De forma similar, adotar um discurso honesto e empático também é primordial.

Fonte:

www.thespeaker.com.br

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