PUBLICIDADE

Como usar os novos recursos do Instagram para fazer lives?

Não é segredo que os vídeos se tornaram grandes protagonistas das redes sociais. E as maiores redes passaram a adaptar seus formatos.

25 out 2021 12h00
ver comentários
Publicidade

Oi, Speaker!

Não é segredo que os vídeos se tornaram grandes protagonistas das redes sociais. Repare: as maiores redes passaram a adaptar seus formatos e a dar preferência aos vídeos.

Também não é segredo que ter uma boa presença na web é indispensável para todas as marcas, seja qual for a área ou nicho. Um negócio que só existe no offline está muito longe de outros, que investem no digital.

Nas últimas semanas, o Instagram passou por atualizações e duas delas impactam diretamente os vídeos, especificamente as lives.

Siga a leitura e veja como usar os novos recursos!

Lives privadas: como praticar para um vídeo ao vivo?

Se você já fez alguma live pelo Instagram, sabe como era. Não havia como se preparar diretamente na plataforma, checar a parte técnica ou fazer ajustes prévios. Ao clicar no “ao vivo”, você aparecia instantaneamente aos seus seguidores.

Por esse motivo, muitas pessoas deixavam de usar este recurso, mesmo sabendo do quanto ele é importante para o algoritmo e para crescer nas redes sociais. Felizmente, agora a história é outra: é possível praticar antes de entrar ao vivo!

Qual a diferença entre praticar diretamente pela plataforma? Ao fazer isso, é muito mais simples se familiarizar com as ferramentas, testar enquadramentos e outros aspectos técnicos.

O lado emocional também importa (e muito): esses segundos ou minutos de treino antes de entrar ao vivo são determinantes para controlar o nervosismo. Dito isso, veja como usar o novo recurso, chamado de “lives privadas”:

  • Clique no ícone “+” e selecione a opção “ao vivo”
  • Do lado esquerdo, aparecerá um ícone com duas pessoas. Selecione!
  • Ao fazer isso, virá a opção “Público da transmissão”
  • Você pode escolher pela opção “público” ou “prática”
  • Ao selecionar “prática”, poderá treinar sozinho ou com amigos

Agendamento de lives: como postar diretamente no seu feed?

Como as pessoas avisavam os seguidores sobre uma live? A forma mais comum era usar o recurso “contagem regressiva”, que era restrito aos stories e tinha um prazo limitado, geralmente de 24 horas. Isso também mudou!

O Instagram liberou o recurso “agendamento de lives” com até 90 dias de antecedência. Ao usar essa ferramenta, você pode compartilhar um lembrete diretamente no seu feed.

Seus seguidores, por sua vez, podem acionar um lembrete por este post do feed e serem avisados quando você iniciar seu vídeo ao vivo. Todo o processo se tornou mais simples e com menos “atalhos”, digamos assim.

A outra vantagem é alcançar mais pessoas. Isso acontece porque nem sempre o público dos seus stories é o mesmo que o do feed. Com essa nova opção, você pode chegar mais facilmente a essas duas audiências. Veja como usar:

  • Selecione o ícone “ao vivo”
  • À esquerda, aparecerá um ícone de calendário com a palavra “programação”. Selecione!
  • Coloque o título e a data da sua live. Já estará programada!
  • Agora, você pode compartilhar diretamente no seu feed.

5 passos para uma boa live: quais são eles?

As redes sociais se adaptam ao que é tendência. Se o Instagram fez todas essas alterações para os vídeos ao vivo, é sinal de que esse recurso está crescendo e atingindo um protagonismo maior.

Dito isso, tenha alguns cuidados ao fazer uma live, seguindo estes 5 passos:

  • Defina seu tema central com antecedência
  • Organize sua fala, de preferência, usando o mapa mental
  • Pratique previamente (use a opção de lives privadas)
  • Dê atenção ao enquadramento: opte por um plano equilibrado
  • Use a técnica da fita isolante: cubra com a fita o número de pessoas online para evitar desvios na sua atenção

Aprimorar a comunicação também significa aprender a se expressar bem no digital, seja em vídeos corporativos, aulas online, reuniões remotas ou nas redes sociais. Ao investir na sua comunicação, você investe também na sua presença no online.

Ficou com alguma dúvida sobre este tema? Fale comigo!

Até a próxima, Speaker!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Publicidade
Publicidade