2 eventos ao vivo

Como superar o medo de falar em público? Confira as melhores técnicas

Como superar o medo de falar em público? Por que acontece o medo em situações de exposição de fala? Confira aqui!

15 jan 2020
07h41
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Olá, Speaker!

Começo de ano tem uma energia diferente, não é verdade? E não se trata de nenhum misticismo, mas, sim, do fato de que, nesse período, as pessoas tendem a se organizar mais na tentativa de manter o foco em suas próprias metas e sonhos.

Quando falamos em metas e sonhos, superar medos costuma aparecer no topo da lista. Afinal, esse é um passo fundamental para lapidar fragilidades e desenvolver novas competências.

No âmbito profissional, o medo de falar em público ainda é um grande problema para muitos. Infelizmente, esse bloqueio pode trazer consequências prejudiciais à carreira de qualquer pessoa, já que a comunicação – e todos os seus pilares – é, hoje, um dos principais requisitos para ascender profissionalmente.

E como superar o medo de falar em público? Por que acontece o medo em situações de exposição de fala? Confira aqui!

Foto: Shutterstock

Por que acontece o medo de falar em público?

Há dois passos essenciais para começar a mudar a forma como você encara situações de exposição de fala, como, por exemplo, entrevistas de emprego, apresentações de trabalho, conferências, reuniões e muitas outras.

O primeiro desses passos é reconhecer que você tem o medo de falar em público. Pois bem, um pouco de nervosismo em momentos de pressão é absolutamente normal e, se você se sente um pouco ansioso antes de encarar uma plateia, não há nada de errado nisso.

No entanto, se esse nervosismo afeta sua capacidade de se expressar e traz consequências mais sérias, é preciso dar uma atenção especial a ele. Profissionais com medo de falar em público podem, até mesmo, apresentar sintomas físicos, como suor excessivo, mãos trêmulas, rouquidão e tonturas. Sem falar, é claro, nos efeitos emocionais de toda essa tensão.

O segundo passo é compreender de onde vem esse medo e por quais motivos ele acontece. Na maioria esmagadora das vezes, o medo de falar em público e de lidar com situações de exposição de fala é, na verdade, falta de preparo.

Aqueles que não receberam uma orientação necessária para desenvolver e aprimorar essa habilidade têm grandes chances de se sentirem apavorados ao enfrentarem situações desse tipo.

Como acabar com o medo de falar em público?

Identificado o medo de situações de exposição de fala e sabendo que ele é fruto da falta de preparo para lidar com tais momentos, o caminho para superar o medo não pode ser outro senão a informação, a prática e o aprimoramento constante.

É isso mesmo: para se tornar um comunicador melhor e perder, de vez, o receio de situações de exposição de fala, é preciso se informar sobre o assunto e, mais que isso, estar ciente das principais técnicas de oratória e como aplicá-las cotidianamente.

Muitos ainda pensam que falar bem em público é um dom. Mas será mesmo que subir em um palco e falar para dezenas de pessoas é algo que já nascemos sabendo? Não, não é. Ao contrário, é uma competência que deve ser desenvolvida e, em seguida, aprimorada.

Pense em outras competências que você conhece: fotografar ou mesmo dirigir, por exemplo. Um fotógrafo pode até ter uma sensibilidade especial para captar bons momentos, mas precisa dominar as técnicas da fotografia para fazer isso da melhor forma. Dirigir veículos, por sua vez, também demanda uma série de práticas e estudos. Uma pessoa que nunca aprendeu a dirigir se sentirá confortável e relaxada ao assumir o volante? Não.

Por tudo isso, se uma das suas metas para esse 2020 é superar o seu medo de falar em público, rompa a ideia de que essa habilidade é um dom, uma vocação, ok? Qualquer pessoa pode se tornar um grande comunicador, desde que tenha acesso ao conhecimento necessário, coloque-o em prática e treine constantemente.

Um treinamento em oratória é uma boa opção?

Sim, é. Ao longo deste artigo, vimos o quanto o medo de falar em público tem suas raízes no despreparo e na falta de informação sobre essa competência. Desse modo, um treinamento em oratória é um dos meios mais eficientes para superar todo esse receio e nervosismo.

Na hora de escolher um curso de oratória, é imprescindível optar por um treinamento que leve em consideração as suas especificidades e demandas individuais. Além disso, é indispensável uma abordagem prática e teórica, condizentes com a nova forma de produzir e compartilhar conhecimento.

Para saber mais sobre os treinamentos The Speaker deste novo ano, fale com a gente!

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/treinamento-oratoria/

Veja também:

Amazon atrasa Black Friday para não prejudicar lojas menores
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade