1 evento ao vivo

Como projetar sua imagem e superar a insegurança na hora de se apresentar em público?

Nas vésperas de uma apresentação em público, como você se sente? Ansioso? Nervoso? Apavorado? Entusiasmado?

11 mar 2019
07h00
atualizado em 23/3/2019 às 14h20
  • separator
  • 0
  • comentários

Speakers! Tudo bem?

Vou começar a nossa conversa de hoje com uma pergunta: nas vésperas de uma apresentação em público, como você se sente? Ansioso? Nervoso? Apavorado? Entusiasmado?

Sentir um pouco de insegurança na hora de falar em público é normal e, quando controlada, essa ansiedade não interfere na nossa performance. Mas, se o nervosismo começa a interferir negativamente na forma como nos comportamos na apresentação, é preciso ter cuidado.

Quando um comunicador está em frente ao seu público, vários são os aspectos destacados e um deles é a imagem que transmite. Será que a insegurança interfere nessa imagem? Se sim, quais os efeitos que pode trazer? É sobre isso o nosso post de hoje. Confira!

Foto: Shutterstock

Qual é a importância da imagem que o comunicador transmite durante uma apresentação?

Como eu disse no começo da nossa conversa, quando subimos ao palco para falar com as pessoas da plateia, são muitos os aspectos que acabam ganhando destaque. O conteúdo da nossa fala, embora seja a “cereja do bolo”, não é o único fator que desperta a atenção do público.

A forma como expressamos esse conteúdo e a imagem que transmitimos aos demais sobre nós mesmos também são avaliados e impactam positiva ou negativamente na eficácia da nossa apresentação.

Para que um conteúdo seja assimilado, ou, em outras palavras, para que uma fala consiga cumprir o seu papel principal de inspirar as pessoas, é necessário que o comunicador transmita confiança. Se isso não acontece, o que esse comunicador diz também não despertará segurança e, por essa razão, dificilmente será verdadeiramente aceito pelo público.  

Sendo assim, podemos dizer que a importância da imagem que o comunicador transmite é enorme e, dela, fazem parte as expressões faciais, a voz, os gestos, o contato visual, a postura e até mesmo aspectos relacionados à vestimenta e ao uso do microfone.

Como a insegurança interfere na minha imagem?

No tópico anterior, falamos da importância que existe em transmitir uma imagem segura para o público, correto? Pois bem. Pensando nisso, não é difícil entender como a insegurança excessiva acaba impactando negativamente a imagem que esse comunicador transmite para o seu público.

Quando estamos ansiosos – e a ansiedade foge dos limites normais –, o nosso corpo acaba emitindo sinais que evidenciam esse nervosismo. Alguns sintomas, como suor excessivo, dificuldade em pronunciar certas palavras e concluir frases, tosse e o hábito de andar de um lado para o outro no cenário são bastante comuns.

E o que acontece quando o público percebe o nervosismo do comunicador? As pessoas da plateia podem duvidar do profissionalismo do comunicador e colocar em xeque as informações que ele diz e as ideias que defende. Tudo isso porque o comunicador, quando está no palco, é percebido como um líder e, como tal, precisa transmitir segurança para persuadir os demais quanto ao tema que aborda.

Como projetar a sua imagem e superar a insegurança?

O caminho mais eficaz para superar a insegurança antes (e durante) uma situação de exposição de fala – como uma reunião, uma apresentação em público ou um discurso, por exemplo – é a dedicação nas etapas prévias.

Quando você, comunicador, se prepara para a sua apresentação, estudando o tema do qual falará, criando um roteiro com as palavras-chave, planejando sua abordagem e revendo conceitos principais, a ansiedade tende a diminuir.

Da mesma forma, dedicar um tempo para treinar (em voz alta) a sua fala, simulando a apresentação em público e se familiarizando com sua própria voz, é um enorme diferencial, que ajuda a melhorar a autoestima, diminuindo o medo e o nervosismo de encarar o público. Pense nisso!

Se você costuma sentir medo de estar em uma situação de exposição de fala, procure alternativas para vencer esses sentimentos ruins. A ajuda de um profissional em um curso de oratória é uma das ferramentas para aprimorar sua comunicação interpessoal e ir se libertando da insegurança ao falar em público.

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

https://www.resumocast.com.br/habilidade-falar-em-publico/

 

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade