0

Como pedir aumento de salário?

Se você vai pedir um aumento de salário, não faça isso sem conferir as dicas que separei neste artigo!

29 ago 2018
06h00
  • separator
  • comentários

Olá, Speakers!

Pedir aumento de salário não é uma tarefa fácil, certo? Por mais que você sinta que chegou a hora de ganhar melhor, conversar com seus chefes ou supervisores sobre esse assunto pode ser motivo de muito nervosismo.

A comunicação está presente em todos os momentos da nossa vida. Se bem utilizada, é uma grande aliada, que facilita e muito lidar com alguns desafios, como o de pedir um aumento. É preciso ter em mente que uma abordagem equivocada pode fazer com que esse pedido de aumento seja negado, gerando uma enorme frustração.

Através da (boa) comunicação, conseguimos explicitar a diferença entre preços e valores, mostrando, de um modo assertivo e bem organizado, que o nosso trabalho tem um valor em si, que demanda, consequentemente, um determinado preço – nesse caso, expresso no salário.

Se você vai pedir um aumento de salário, não faça isso sem conferir as dicas que separei neste artigo!

Foto: Shutterstock

Avalie as suas próprias motivações

Antes de conversar com seus supervisores para pedir um aumento, é fundamental refletir e avaliar quais são os motivos que te fazem acreditar que merece um aumento neste momento.

É fundamental levar em consideração apenas aspectos profissionais, como tempo na empresa, participação em grandes projetos, acúmulo de funções ou até mesmo possíveis propostas de emprego em outras marcas (se houver, obviamente).

Motivações pessoais não são indicadas. Dizer que você precisa de um aumento porque vai viajar ou porque tem uma emergência familiar não são argumentos bem-vistos e podem, inclusive, prejudicar a sua abordagem.

Informe-se sobre a média de salário de quem ocupa cargos similares

É importante estar atento sobre a realidade da sua empresa para evitar surpresas desagradáveis. Procure se informar sobre a média de salário de pessoas que ocupam cargos similares ao seu ou que desempenham funções afins.

Se o seu salário estiver abaixo dos demais, esse será um argumento eficaz para ser utilizado na hora de solicitar o seu reajuste. Pense nisso!

Quando, por outro lado, o seu salário tem um valor similar aos dos seus colegas, avalie se esse é mesmo o momento de solicitar um reajuste ou se vale a pena esperar um pouco mais.

Mostre resultados (e não apenas fale sobre eles)

Depois de refletir e ter claras quais são suas motivações para pedir um reajuste de salário, é importante se preparar para conversar com seus chefes. Para isso, recorrer a argumentos concretos sempre é um caminho viável a se seguir.

Dizer “sou um bom profissional” é MUITO diferente de mostrar resultados concretos através de planilhas ou metas alcançadas em um projeto, por exemplo.

Tenha dados sobre os principais projetos dos quais você fez parte, fale sobre o seu tempo na empresa e sobre quais metas você atingiu. Se você teve feedbacks positivos ultimamente, vale a pena ressaltá-los.

Mostrar resultados através de dados – e não apenas dizer “sou” ou “fiz” – é uma excelente estratégia.

Fale sobre o futuro

Trazer à tona metas já cumpridas e projetos executados com sucesso é importante, como vimos no tópico anterior. No entanto, manter o foco apenas no que JÁ foi feito não é o ideal. Afinal, você já foi pago por isso, não é?

Sendo assim, para pedir um reajuste, fale sobre projetos em andamento ou atividades futuras, exponha suas metas a médio prazo e mostre-se aberto a assumir novas responsabilidades (se for o caso).

Com isso, você deixa claro o interesse em continuar na empresa e sua vontade de crescer profissionalmente neste espaço.

Pratique a sua fala

É isso mesmo, Speakers! Praticar o que vamos falar durante uma conversa um pouco mais delicada também é muito importante. Algumas pessoas pensam que essa técnica deve ser aplicada apenas em apresentações ou discursos, mas não.

Quando você já tiver todos os seus argumentos pensados (embasados em dados concretos, como vimos), elabore uma forma de conversar com o seu supervisor. Pense em como irá começar a conversa e de que modo pedirá o reajuste de salário.

Se você preparar tudo isso com antecedência – e praticar a sua fala –, será MUITO mais fácil conversar com o seu chefe de uma forma clara, com uma abordagem bem pensada e coerente: a chave para que o seu pedido de aumento seja, de fato, aceito.

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • comentários
publicidade