PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Como melhorar a comunicação: 5 passos iniciais

Para começar esse caminho rumo à boa comunicação, sugiro 5 passos iniciais. Você pode colocá-los em prática hoje mesmo!

4 mai 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker!

Comunicar bem, com clareza, assertividade e impacto, é uma necessidade urgente. Ligada à inteligência emocional, essa habilidade tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado de trabalho e nas relações sociais como um todo.

O processo para aprimorar a comunicação inclui conhecer e entender as próprias necessidades, pontos fortes e aspectos a melhorar. Implica, ainda, em entender o que faz de alguém um bom comunicador e se familiarizar com técnicas de oratória.

Para começar esse caminho rumo à boa comunicação, sugiro 5 passos iniciais. Você pode colocá-los em prática hoje mesmo e verá as transformações na maneira como se expressa.

Veja quais são eles!

Foto: The Speaker

1. Assista a vídeos, TED Talks e discursos históricos

O medo de falar em público, a vergonha de aparecer em vídeos ou stories e a dificuldade em expressar opiniões vêm de algo em comum: a falta de preparo e de conhecimento em relação à comunicação.

Costumo fazer uma comparação: o que você sentiria se tivesse que dirigir um carro sem nunca ter aprendido sobre direção? Na oratória, o pensamento é o mesmo: como falar em público sem ter o embasamento necessário?

Primeiro passo: informe-se! Assista a vídeos de bons comunicadores (dentro e fora do seu nicho de atuação), veja Ted Talks – que são vídeos curtos sobre uma variedade de assuntos – e reveja alguns discursos históricos.

Esse será o seu contato inicial, atento e ativo, com a boa comunicação e seus três pilares: o bom conteúdo, a expressividade vocal e a expressividade corporal.

2. Identifique padrões e estratégias nesses materiais

Quando eu disse, no tópico anterior, que o contato seria atento e ativo é porque não basta apenas assistir a todo esse material, é preciso prestar atenção, fazer anotações e tentar identificar certos padrões.

Quem se comunica bem utiliza estratégias que potenciam a fala, geram empatia, inspiram e trazem um impacto real para a audiência. E nada disso é dom ou vocação: é técnica.

Segundo passo: identifique similaridades entre os discursos e vídeos que assistiu no passo anterior. Faça anotações. Tente encontrar padrões e veja como eles podem ser úteis para a sua própria comunicação.

3. Grave-se em vídeo para analisar a sua comunicação

O terceiro passo é o autoconhecimento. Depois de ter assistido e analisado a comunicação de outras pessoas, é hora de fazer o mesmo com a sua maneira de se expressar.

Uma forma eficiente de realizar esse passo é gravar a si mesmo em vídeo. Você não precisa publicar esse material ou mesmo compartilhá-lo com outras pessoas: simule uma apresentação em público, grave-se e assista atentamente.

Terceiro passo: identifique padrões na sua comunicação. Existem palavras que você repete com frequência? Como são seus gestos? Você faz pausas entre um tópico e outro? Repete informações?

É importante anotar os traços que você encontrar na sua comunicação, mas não só isso: esteja atento a eles no seu cotidiano.

4. Tenha um feedback profissional

O feedback de um profissional especializado em comunicação é determinante para aprimorar a maneira como você se expressa. Esse profissional se atentará para aspectos da sua mensagem, do uso da voz e da linguagem corporal.

O estudo é essencial, então, leia sobre oratória, assista a vídeos e aprenda sobre técnicas. Mas, lembre-se: não há regras engessadas que funcionem na comunicação. É preciso entender o que é válido para você e suas especificidades.

Quarto passo: o olhar de um profissional está treinado para identificar traços na comunicação. Ao fazer isso, você poderá perceber certos aspectos que demandam sua atenção e exigem um aprimoramento mais urgente.

5. Estabeleça um plano de ação para desenvolver a oratória

Depois de receber o feedback de um especialista, de conhecer-se melhor e se familiarizar com o estilo dos grandes comunicadores, é hora de ir à prática. Mas uma prática guiada e consciente.

Como qualquer outra meta, aprimorar a comunicação significa ter um plano sólido, bem estruturado e definido. Divida essa grande meta em objetivos menores e comece a investir neles no seu cotidiano.

Quinto passo: você já tem um objetivo amplo, que é melhorar a sua comunicação. Agora, é hora de “quebrar” esse objetivo em metas menos genéricas e começar a colocar em prática o que desenvolveu nos passos anteriores.

Extra: Considere um treinamento em comunicação

A comunicação tem, sim, uma parte teórica importante. Mas ela é sobretudo prática e troca com outras pessoas. Em um treinamento, seja ele presencial ou online, você será melhor orientado para otimizar o seu processo de aprendizagem.

O contato estreito com outras pessoas também é determinante para um aprendizado mais dinâmico, ativo e eficaz.

Fonte:

https://thespeaker.com.br/comunicacao-home-office/

https://thespeaker.com.br/como-melhorar-a-comunicacao-na-sua-empresa/

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade