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Como fazer um pedido de desculpas autêntico?

São diversos os motivos pelos quais pedir desculpas para alguém pode ser algo bem difícil e talvez o principal deles seja admitir.

13 fev 2019
07h00
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Olá, Speakers!

Quando falamos sobre as técnicas de oratória e como impulsionar as nossas habilidades de comunicação, nem sempre nos damos conta de como isso interfere no nosso dia a dia.

Isso acontece porque a maioria das pessoas associa, quase imediatamente, a oratória apenas às situações como apresentações em público, palestras ou reuniões de trabalho, sem considerar outros momentos cotidianos nos quais saber se expressar de forma assertiva também é um diferencial.

Um desses momentos é a hora de nos desculparmos com alguém, seja esse alguém um amigo, um cliente, um colega de trabalho ou qualquer outra pessoa que faz parte do nosso entorno pessoal e profissional.

Muitas vezes, se desculpar de forma autêntica acaba sendo um desafio. Mas como a oratória pode ajudar nisso? É o que eu vou falar neste texto. Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Por que se desculpar com alguém pode ser tão difícil?

São diversos os motivos pelos quais pedir desculpas para alguém pode ser algo bem difícil e talvez o principal deles seja admitir que, de fato, nos equivocamos. Ao assumir um erro – seja pessoal ou profissional –, estamos em uma situação de vulnerabilidade, o que é assustador para muitos de nós.

Outro motivo que faz com que pensar em um pedido desculpas seja uma situação delicada é a insegurança quanto à reação dos demais. Eles aceitarão nossas desculpas? Quais serão as consequências de admitir um erro? Se a situação é profissional, quais impactos terá em minha carreira?

Seja como for, saber se expressar de forma clara facilita bastante na hora de pedir desculpas para alguém, como veremos mais detalhadamente a seguir.

Como agir durante um (autêntico) pedido de desculpas?

São vários os aspectos que interferem em um pedido de desculpas, desde o que você diz como a forma que usa para se expressar. Um tom de voz equivocado, uma má postura ou falta de objetividade podem prejudicar esse momento. Vejamos como agir para que o nosso pedido de desculpas soe autêntico.

1. Mantenha contato visual

O contato visual é uma parte fundamental do pedido desculpas, que demonstra a sinceridade por trás do que estamos dizendo. Afinal, geralmente, quando alguém está mentindo (ou não está sendo totalmente sincero no que diz), tende a desviar o olhar. Sendo assim, olhar nos olhos de quem está recebendo nosso pedido de desculpas mostra sinceridade e transmite confiança. Pense nisso, ok?

2. Esteja atento para a sua linguagem não-verbal

Além do contato visual, outros aspectos não-verbais merecem a nossa atenção. O tom de voz, por exemplo, pode nos fazer parecer tranquilos ou intranquilos. Numa conversa profissional, manter a voz serena, utilizando um tom confortável de voz e falando em uma velocidade equilibrada, aumenta as chances de que, apesar das possíveis falhas, a confiança em você e seu trabalho não seja impactada negativamente.

Manter uma postura ereta e tomar cuidado com a gesticulação excessiva também são aspectos essenciais.

3. Aplique o método Kalantar

O método Kalantar, que virou tema de uma das conferências TED sobre “como ser uma pessoa melhor”, consiste na seguinte técnica de três passos:

- O primeiro passo é dizer por que você sente muito

- O segundo é explicar os seus motivos, admitindo suas falhas

- O terceiro é afirmar o seu compromisso de agir melhor nas próximas vezes

O que essa técnica faz é identificar (e expressar) o que deu errado, reconhecendo as falhas e propondo soluções futuras. Com isso, o pedido de desculpas tende a ser mais autêntico e funcional.

Quando pensamos em pedidos de desculpas no ambiente profissional, é preciso ressaltar outros cuidados. Evitar argumentos pessoais para justificar falhas é muito importante, já que isso acaba soando antiprofissional e prejudicando a sua relação com clientes, colaboradores ou líderes. Da mesma forma, colocar a culpa em outras pessoas (quando, na verdade, o erro foi seu) é uma má ideia, que pode ser vista como incapacidade de trabalhar em equipe. Manter a objetividade é também muito importante.

Viram como a habilidade de se expressar bem interfere em várias situações do nosso dia a dia? Se você sente que precisa aprimorar essa habilidade, fale com a nossa equipe e conheça nossos cursos de oratória. Te esperamos!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
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