0

Como combater a inibição e o medo de falar em público?

Comece com um público pequeno, faça exercícios de relaxamento, deixe de pensar no julgamento dos outros e pratique! Vença o medo!

13 mai 2019
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Chegou o dia da apresentação. Quando você sobe no palco, se depara com centenas de rostos e olhares fixos em você. Um teste rápido no microfone e, pronto, nos próximos minutos, a fala será só sua!

O que você sente ao imaginar uma situação assim?

Algumas pessoas sentem entusiasmo e se alegram pela oportunidade de serem ouvidas por tanta gente. Outras, por sua vez, até veem a apresentação em público dessa maneira, mas sentem um medo e nervosismo imensos só de se imaginarem com o microfone nas mãos.

O medo de falar em público e a inibição andam de mãos dadas. Se isso acontece com você, saiba que não está sozinho. São MUITAS as pessoas que têm receio de subir no palco e fazer uma exposição oral e, quando, por algum motivo, precisam encarar esse desafio, são tomadas pela ansiedade e nervosismo.

Afinal, existe uma maneira para combater a inibição? Como perder o medo de falar em público? Siga a leitura!

Foto: Shutterstock

O que é o medo de falar em público?

No nosso dia a dia na The Speaker, convivemos muitas e muitas vezes com o medo de falar em público em nossos clientes.

Em diversos casos, nossos clientes têm ideias brilhantes, mas, por esse medo, não conseguem apresentar suas ideias para o mundo. O que é uma grande pena, não é? Pois bem. Para começar a lidar com o medo é preciso, antes de tudo, entender de onde ele vem!

Vamos imaginar o seguinte: você está no aeroporto, prestes a entrar no avião. De repente, alguém se aproxima e diz que você foi o escolhido para pilotar esse avião durante a viagem, já que o piloto oficial teve problemas e não há outro para substitui-lo.

O que você faz? Encara o desafio e tenta pilotar o avião, mesmo sem ter tido nenhuma orientação para isso? Se a sua resposta for sim, como você se sentiria: confiante ou absolutamente nervoso?

É MUITO provável que, nessa situação imaginária, você não aceitasse pilotar um avião sem ter sido treinado para isso. E, só de pensar em algo assim, se sinta nervoso e tenha medo. Correto?

Para falar em público, o raciocínio é basicamente o mesmo: como fazer isso sem ter tido o treinamento necessário? E, uma vez no palco, como não sentir medo se não houve nenhuma orientação para executar essa tarefa?

É isso, Speakers. O medo de falar em público é, na verdade, falta de treinamento. A partir do momento que você começar a receber as orientações de um profissional e passar a praticar todas as técnicas que aprender, esse medo e essa inibição vão ficando para trás. Não tenha dúvidas disso!

Se você tem medo de falar em público, comece a encontrar maneiras para aprender mais sobre esse tema e crie oportunidades para praticar. O conhecimento e a prática são as chaves para combater a inibição. Além disso, existem outros cuidados para ajudar a espantar o nervosismo. Vejamos alguns:

Comece com um público pequeno

Se você tem medo de falar em público, comece a praticar com plateias pequenas, como um grupo de familiares ou amigos. Quando se sentir mais confortável, vá encarando desafios maiores.

Faça exercícios de relaxamento

Sentir um pouco de nervosismo é comum até mesmo para quem tem anos de experiência. Bons aliados são exercícios simples de respiração ou meditação, que ajudam a reduzir o estresse.

Deixe de pensar no julgamento dos outros

O medo de falar em público nasce, em grande parte, da insegurança em relação ao julgamento das pessoas da plateia. Comece a pensar na apresentação em público como uma oportunidade de inspirar pessoas! Algumas poderão julgá-lo de forma negativa, mas outras podem se inspirar com a sua fala e fazer reais transformações em suas vidas! No fim das contas, são elas que importam mais.

Pratique a sua fala com antecedência

Familiarizar-se com a própria fala é um antídoto eficaz contra o nervosismo. Escreva um roteiro para a sua apresentação e trate de praticar com antecedência quantas vezes for possível. Ao se preparar mais, virão a autoconfiança e a desinibição, espantando o medo de encarar a plateia.

 

Dúvidas sobre cursos de oratória? Fale com a The Speaker!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade