PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Cinco anos sem Hebe Camargo. Entenda seu estilo de comunicar

Hebe superava com maestria “o maior desafio de um comunicador”. Entenda como seu estilo ajudou a conquistar tantos fãs.

2 out 2017 - 08h48
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

5 anos sem nossa "Gracinha": Entenda o estilo de comunicação de Hebe Camargo, e qual maior desafio de um comunicador que a apresentadora superava com maestria.

Essa semana completou 5 anos que nossa querida Hebe Camargo faleceu, e que perdemos essa comunicadora incrível que trazia tanta alegria para nós brasileiros. Vamos falar um pouco sobre Hebe, sua importância na história da comunicação brasileira e porque ela era uma comunicadora admirável!

Hebe Camargo era uma pessoa inovadora. Nasceu em 1929 e faleceu em 2012, com 83 anos. Em 1955, deu início ao primeiro programa feminino de televisão no Brasil. Isso mesmo, Hebe foi a p-r-i-m-e-i-r-a mulher brasileira a se expor diante das câmeras, muito antes dos anos 70, momento onde as mulheres iniciaram oficialmente a grande busca por igualdade de direitos, e começaram a entrar no mercado de trabalho.

Suas roupas e seu estilo extravagante era sua marca registrada. Dona de um jeito muito particular de se comunicar, Hebe era bem humorada, e irreverente. Gostava de falar de assuntos polêmicos, mesmo em uma época onde esperava-se que as mulheres fossem discretas e não chamassem a atenção.

Hebe abriu a porta para que as mulheres pudessem se expor e falarem o que pensam, e foi a pioneira em trazer este estilo “super sincero”, que vai além do politicamente correto.

Hebe Camargo
Hebe Camargo
Foto: Como morreu / Como morreu

Falando especificamente de oratória, Hebe conseguia algo que é extremamente difícil para qualquer comunicador: criar engajamento com um público extremamente heterogêneo. Sua audiência era composta de pessoas de diferentes faixa etárias, homens e mulheres, tanto héteros como homossexuais. 

É difícil determinar quais elementos específicos existiam no seu modo de comunicar que fazia com que pessoas tão diferentes gostassem da apresentadora, mas vou elencar aqui alguns detalhes da comunicação de Hebe Camargo que faziam dela uma pessoa tão cativante:

Excentricidade + Autenticidade. Hebe era uma pessoa extremamente autêntica e única. Seu jeito de se comunicar e se vestir demonstravam o quanto era uma mulher especial.

Disruptiva. Hebe era inovadora, estava anos à frente da maioria das pessoas. Mente aberta, trazia opiniões que muitas vezes iam na contra mão das pessoas mais conservadoras.

Expressividade. Hebe utilizava gestos e expressões faciais com maestria, era muito fácil saber o que ela achava de um assunto mesmo com o volume da televisão no mudo. As pessoas gostam de conversar com pessoas que conseguem demonstrar o que sentem através de seu corpo.

Bom humor. Mesmo ao falar de assuntos delicados, Hebe utilizava o bom humor em praticamente todas suas exposições de fala. E quem é que não gosta de estar perto de uma pessoa bem humorada, não é mesmo?

Simplicidade. Dona de uma fortuna gigantesca, Hebe sabia conversar com pessoas mais humildes e falar de igual para igual com pessoas de todas as classes sociais.

Jargão. Hebe eternizou seu jargão "gracinha” em seus programas de tv, que até hoje é lembrado pelos brasileiros.

Bom, estes são apenas alguns dos elementos da comunicação de Hebe Camargo que fizeram ela criar tanta empatia com seu público. Com certeza Hebe é uma mulher que marcou a história da televisão brasileira, e que deixou saudades em todos que tiveram a chance de acompanhar sua linda trajetória.

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/as-mulheres-e-oratoria/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hebe_Camargo

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade