1 evento ao vivo

Apresentações longas? Não perca a atenção do público!

Sem dúvida nenhuma, um dos grandes desafios de todo comunicador é conseguir fazer apresentações longas sem perder a atenção do público.

28 nov 2018
07h00
  • separator
  • comentários

Olá, Speakers!

Sem dúvida nenhuma, um dos grandes desafios de todo comunicador é conseguir fazer apresentações longas sem perder a atenção do público.

Já se sabe que, geralmente, as pessoas tendem a deixar de prestar atenção depois de (apenas) 15 minutos de apresentação, por isso, toda vez que temos que falar por um tempo maior que esse, é preciso usar estratégias para não perder o foco do nosso público.

Hoje em dia, a velocidade que se consume e se produz informação é maior a cada dia que passa. Em outras palavras, nós estamos cada vez mais impacientes e necessitamos ter acesso a bons conteúdos em pouco tempo.

Por tudo isso, neste artigo, vou compartilhar com vocês algumas técnicas eficazes para não perder a atenção do público em apresentações longas.

Você fará uma apresentação mais longa que 15 minutos? Não faça isso sem ler as nossas dicas!

Foto: Shutterstock

1. Use métodos interativos

Uma das grandes vantagens de vivermos em um mundo cada vez mais conectado é a possibilidade de trazer a interatividade para nossas apresentações.

Por isso, se você tem uma apresentação longa a fazer, pense em recursos que possam ajudar a reter a atenção das pessoas.

É importante, claro, escolher métodos que sejam compatíveis com o tema da sua fala e que sejam do interesse do público-alvo da sua apresentação.

2. Proponha tarefas simples

Manter as pessoas ocupadas é uma das formas mais simples e eficazes de fazer com que elas continuem prestando atenção na sua fala mesmo depois de passados os 15 minutos dos quais falamos no começo deste post.

Você pode pedir que as pessoas da plateia anotem as informações mais importantes e, sempre que falar algo que julgue essencial, deixe um tempo para que elas possam anotar. Lembre-se de sugerir essa “tarefa” no começo da apresentação e explicitar que dará pausas para que possam escrever o que julguem necessário.

3. Use Quiz!

Os Quiz – ou questionários curtos – são outra forma eficaz de prender a atenção do público durante uma exposição longa. Você pode propor que as pessoas respondam “sim ou não” levantando as mãos ou mesmo direcionar perguntas para a plateia, deixando espaço aberto para quem quiser responder os seus questionamentos.

Essa técnica, embora simples, traz mais adrenalina para a exposição oral, fazendo com que as pessoas realmente sejam integradas à sua fala. Aposte nisso!

4. Abra espaço para discussão

Um espaço para discussão não é o mesmo que realizar um quiz. Na prática, esse espaço costuma fazer parte de grandes apresentações, para que, ao final da exposição, a discussão sobre o assunto possa continuar acontecendo.

Ao avisar, logo de início, que haverá um espaço para discussão, as pessoas que estão na plateia tendem a prestar mais atenção, se preparando para esse momento que concluirá a apresentação.

Alguns comunicadores têm o costume de “fugir” desses momentos, pelo medo de que apareçam perguntas que não saibam responder. Para evitar que isso aconteça, não poupe em estudos sobre o seu tema nas etapas de preparação. Mas, se ainda assim, alguém fizer um questionamento que você não souber responder, seja honesto.

5. Use imagens em slides

O uso de slides ainda é um tema controverso. Alguns comunicadores evitam os slides a qualquer preço. Outros, por sua vez, acabam usando os slides como “muletas”, sem as quais não conseguem sustentar a apresentação.

No entanto, em apresentações longas, slides podem ser estratégias muito eficazes, desde que utilizados corretamente. Os grandes comunicadores da atualidade costumam usar slides como forma de compartilhar imagens relativas ao tema em questão, apoiados na ideia comum de que uma imagem muitas vezes pode dizer mais que um texto longo.

Sendo assim, selecione imagens que podem impulsionar a sua fala. Dessa forma, você terá uma ferramenta a mais para reter a apresentação do público.

 

Fazer uma apresentação longa é, de fato, um desafio. Por isso, é ainda mais importante que as habilidades de comunicação estejam aprimoradas e que você saiba usar as técnicas de oratória da melhor forma possível.

Uma das maneiras de impulsionar a forma na qual você se comunica é contar com o auxílio de profissionais capacitados. Conheça nossos cursos e modalidades. Nós poderemos te ajudar a ser um ótimo comunicador!

 

Fontes:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
  • separator
  • comentários
publicidade