3 eventos ao vivo

Apresentações em público: qual é a importância da introdução?

A maneira como iniciamos uma apresentação interfere significativamente em como o público agirá.

1 jul 2020
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Oi, Speaker!

Você já ouviu a expressão que diz “a primeira impressão é a que fica”? Não sei se essa ideia se aplica a tudo, mas, nas apresentações em público, as impressões iniciais são, sim, determinantes.

Em outras palavras, a maneira como decidimos iniciar a nossa fala terá grande impacto em como o público irá agir daí em diante: se estará mais ou menos aberto a escutar a mensagem que temos para transmitir.

Por isso mesmo, a introdução deve ser interessante e chamativa.

Qual é a importância da introdução e quais as melhores maneiras de iniciar uma apresentação? É o que falo no post de hoje. Confira!

Foto: Shutterstock

Qual é a importância da introdução?

A introdução de uma apresentação em público é o primeiro contato entre a plateia e o comunicador. Logo, é nela que surgem as primeiras impressões – tanto sobre esse comunicador quanto sobre o conteúdo do qual ele pretende falar.

Se a introdução não for envolvente, dificilmente as pessoas prestarão atenção no que está por vir. Elas podem até permanecer sentadas na plateia ou com a câmera ligada (para apresentações via internet), mas estarão concentradas em outra coisa.

É de suma importância ganhar a atenção da plateia logo nos primeiros minutos e mostrar que você realmente tem algo interessante a dizer.

Em outras palavras, a introdução é a porta de entrada de uma apresentação e, por isso mesmo, ela deve ser interessante e bem feita.

Como fazer uma boa introdução?

Costumo dizer que, na comunicação, regras engessadas e verdades absolutas não funcionam. Tudo depende de muitos fatores, como o perfil do público, o assunto que será abordado e das intenções do próprio comunicador.

Logo, para planejar uma boa introdução é interessante pensar nessas tantas variáveis e, desse modo, verificar o que funciona mais. Contudo, há algumas opções que se aplicam bem em praticamente todos os casos.

1. Comece contando uma história

Começar a contar uma história logo na introdução é uma das maneiras mais eficazes de chamar e reter a atenção do público. Afinal, quem não gosta de uma boa história, não é mesmo?

Se optar por essa estratégia, será preciso desenvolver a história no restante da apresentação. Aliás, esse é um método eficaz para organizar uma fala e garantir que tudo o que fizer parte dela esteja relacionado entre si.

2. Fale sobre o público ou sobre o evento

Para demonstrar empatia e criar uma conexão real com as pessoas da plateia, esse tipo de introdução é um dos melhores. Falar do público significa mostrar que conhecemos sua história, seus anseios, suas dores... E isso, por si só, já chama a atenção.

Para essa introdução, é de suma importância pesquisar mais sobre o público e evitar, com isso, qualquer tipo de gafe. Conhecendo minimamente o perfil da audiência, é possível estabelecer as melhores estratégias para dialogar com ela.

3. Faça uma boa pergunta

Iniciar a apresentação com um bom questionamento é uma boa maneira de despertar a curiosidade e o interesse do público. Desde que, claro, essa pergunta seja mesmo interessante e tenha a ver com o tema da apresentação.

Perguntas retóricas, para as quais você já tem uma boa resposta, são as mais indicadas. Trate de responder ao questionamento proposto na introdução em algum momento da sua fala, ok?

4. Traga uma notícia recente

Nada chama mais atenção do que algo novo. Justamente por isso, iniciar uma apresentação trazendo uma notícia recente sobre um tema de interesse do público é uma boa opção.

Quanto a isso, é indispensável tomar cuidado com noticias falsas e, ademais, é importante verificar de que se trata realmente de uma notícia nova. Se não for, o efeito no público não será o mesmo.

5. Apresente um problema

Similar à ideia de iniciar com uma pergunta, apresentar um problema na introdução também é uma opção interessante. Essa estratégia é eficiente nos casos em que o comunicador oferecerá uma solução para esse embate.

Aliás, introduções desse tipo costumam ser muito utilizadas na área de vendas. Com o propósito propagar um produto, explica-se, inicialmente, qual é o problema que ele resolve. Essa é uma opção chamativa e altamente eficaz em seu propósito.

 

Introduções são determinantes para situações de exposição de fala. Em sua próxima apresentação em público, aplique todas as técnicas que vimos aqui! Os resultados serão incríveis!

 

 

Fonte:

https://thespeaker.com.br/introducao-nas-apresentacoes-em-publico/

Veja também:

Black Friday: Guia dos melhores rótulos de vinhos
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade