PUBLICIDADE

5 passos para construir um discurso de impacto

Seja qual for o contexto do seu discurso, não se esqueça de que ele terá um impacto na sua imagem.

7 nov 2021 16h26
| atualizado em 22/11/2021 às 08h00
ver comentários
Publicidade

Ei, Speaker! Tudo bem?

Você terá que fazer um discurso neste fim de ano?

Com a volta gradual da presencialidade, muitos eventos cancelados no último ano foram remarcados. Formaturas, confraternização de empresas, reuniões e tantos outros...

Seja qual for o contexto do seu discurso, não se esqueça de que ele terá um impacto na sua imagem. Mais que isso, lembre-se de que discursar é uma oportunidade de inspirar pessoas e transmitir uma mensagem.

É por isso que a nossa conversa de hoje será sobre discursos de impacto. Siga a leitura e veja os 5 passos para planejar o seu. Vamos lá?

1 Decida seu tema central

Todo discurso tem um tema central, que deve estar diretamente ligado à sua intenção: é inspirar? É agradecer? É motivar? Neste primeiro momento, defina, então, seu tema central e faça um brainstorm com tudo aquilo que gostaria de dizer.

Neste brainstorm, é essencial considerar alguns aspectos, tais como:

- Qual é o contexto do seu discurso?

- Para quem este discurso está direcionado?

- De quanto tempo você dispõe para discursar?

- Qual é o impacto principal que você gostaria de causar na audiência?

Pense em tudo isso e comece a produzir seu discurso, lembrando sempre de seguir uma ordem lógica e definir uma abordagem interessante.

2 Divida seu discurso em três tópicos

Depois de analisar uma série de discursos históricos e falas de alto impacto, percebi um padrão: o de dividir a fala em três tópicos centrais. Este é um número eficiente, já que as pessoas tendem a prestar menos atenção se há um excesso de conteúdo.

Considerando tudo o que você fez no passo anterior, divida o seu discurso em três tópicos principais. Este será o desenvolvimento do seu discurso, isto é, o conteúdo em si. Não entram, aqui, nem a introdução, nem a conclusão.

3 Planeje uma introdução impactante

Com o seu desenvolvimento pronto e dividido em três tópicos, é hora de pensar em um dos momentos mais importantes do seu discurso: a introdução. É neste início de discurso que você retém ou não a atenção da sua audiência.

Em discursos, uma boa introdução é começar a contar uma história. É um recurso para gerar conexão com o público e aumentar a emotividade do seu discurso. Outras opções eficazes são:

- Abordar um acontecimento importante

- Fazer um questionamento interessante

- Apresentar números/dados de impacto

A sua escolha deve estar de acordo com o contexto do seu discurso, o perfil do público e, especialmente, com a sua intenção principal ao discursar, ok?

4 Planeje o seu encerramento

A conclusão é outro momento importante dos discursos, afinal, é dele que as pessoas costumam se lembrar com mais clareza. Um encerramento ruim compromete toda a sua fala, por melhor que ela tenha sido.

Discursos de fim de ano tendem a ser emotivos, mais ainda no contexto que vivemos agora, o de voltar a nos encontrarmos presencialmente depois de tantos meses. Essa é, portanto, uma boa opção: concluir a sua fala com algo emotivo.

5 Pratique e grave-se em vídeo

O último passo de todo planejamento para um discurso deve ser a prática. É importante para se familiarizar com a sua fala, fazer os ajustes necessários e pensar nas estratégias da linguagem não-verbal, como gestos e contato visual, por exemplo.

Uma boa estratégia é gravar a si mesmo em vídeo e assistir a este material. Ao fazer isso, você pode identificar se há alterações a serem feitas no seu conteúdo e também na forma como você apresenta a sua mensagem.

Estes 5 passos são básicos para planejar e praticar um discurso, seja qual for o contexto em que está inserido e se é online ou presencial.

Não deixe tudo para o improviso e, se precisar de ajuda, fale com a minha equipe de especialistas!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/construindo-um-discurso-de-impacto-em-7-passos/

https://saraiva.blog/roube-como-um-artista/

The Speaker
Publicidade
Publicidade