2 eventos ao vivo

3 Coisas estranhas que já aconteceram durante apresentações

Separamos três coisas estranhas que já aconteceram durante apresentações em público. Veja (e tente não dar risadas)!

5 mar 2018
08h59
  • separator
  • comentários

Olá, Speakers!

Se vocês acompanham a The Speaker, já sabem que existem diversas técnicas para os momentos que antecedem uma apresentação em público, como, por exemplo, praticar a fala, estudar o conteúdo, checar cabos e microfones, dormir bem e evitar comidas pesadas no dia anterior...

Quando estamos atentos a todos esses cuidados, diminuímos as chances de que apareça alguma surpresa desagradável na hora da apresentação. Ainda assim, imprevistos podem acontecer, gerando situações engraçadas (e, às vezes, constrangedoras).

Separamos três coisas estranhas que já aconteceram durante apresentações em público. Veja (e tente não dar risadas)!

Foto: Divulgação

1. Abandonar a apresentação devido a problemas técnicos

Imagine a situação: você está no palco, encarando um público cheio e, quando começa a falar, percebe que seus slides simplesmente não aparecem na tela! Pode ser desesperador, não é verdade?

O que você faria nessa situação? Se você seguiu o meu conselho e praticou sua fala com antecedência, provavelmente continuaria a apresentação, ainda que com um pouco de nervosismo. Mas não foi isso que o diretor Michael Bay fez durante uma conferência da Samsung: quando os slides não apareceram, ele simplesmente deixou o palco!!

Bay ficou TÃO nervoso que não conseguia focar no seu discurso, então pediu desculpas e foi embora. Uma situação bastante constrangedora para ele e para as pessoas da plateia, não é? E o vídeo foi parar no youtube, obviamente.

Para evitar que isso aconteça com você, tenha sempre em mãos a lista com as palavras-chave da sua apresentação. Se algo sair mal com os slides, você não se sentirá tão desamparado. Se precisar de ajuda com esse “Plano B”, fale com a nossa equipe: nós ajudamos a montar um esquema para a sua apresentação.

Assista ao vídeo de Michael Bay aqui.

2. Vomitar algo verde (e bastante nojento!)

Essa situação aconteceu com a Hillary Clinton durante um discurso. No meio da sua fala, ela sentiu vontade de vomitar e – com o maior jogo de cintura – fingiu beber água e vomitou algo verde aí mesmo, no copo que estava em cima da mesa.

Essa situação pode acontecer com qualquer um de nós, já que o corpo responde de diversas formas quando estamos nervosos. Talvez a melhor maneira de sair bem de um momento assim seja pedir licença, ir ao banheiro e voltar quando se sentir bem-disposto.

Alguns cuidados básicos podem prevenir esse tipo de surpresa desagradável. O cuidado com a alimentação é um deles: opte sempre por comidas leves e evite as bebidas “energéticas”, como café ou refrigerantes. Esses alimentos impulsionam o nervosismo e podem fazer com que o corpo resolva expelir algo verde em frente às pessoas do público.

Veja o vídeo da Hillary aqui.

Além de situações envolvendo vômitos (erghh), podem acontecer outros imprevistos físicos, como quando Barack Obama espirrou durante um discurso presidencial, vocês viram?

3. Imprevistos em frente às câmeras (ao vivo)

Se vocês fizerem uma busca pela internet, encontram várias situações inusitadas que acontecem com as pessoas quando estão em frente às câmeras. Os repórteres e apresentadores de TV talvez sejam os que mais sofrem com momentos assim, mas todos nós estamos sujeitos a passar por isso.

Os jornalistas do Jornal Nacional (rede Globo), por exemplo, protagonizam diversas situações inusitadas, como quando a repórter aparece fazendo exercícios de fonoaudiologia em frente às câmeras.

Outra situação bastante peculiar é quando as pessoas estão ao vivo e, seja pelo motivo que for, não conseguem controlar suas risadas. Isso aconteceu com essa jornalista, ao dar uma notícia, no mínimo, inusitada.

Se alguma dessas situações acontecer com você, como uma crise de riso fora de hora, tente agir com naturalidade, procurando manter o foco da sua apresentação.

É interessante levar em consideração que a oratória para gravações de vídeo ou transmissões ao vivo tem certas particularidades, já que, quando as pessoas estão sendo gravadas, tendem a se sentirem mais nervosas e nem sempre estão confortáveis com os aparatos tecnológicos.

Um bom exemplo disso é o famoso vídeo do “Sanduiche iche”, que vocês provavelmente já conhecem. A entrevistada se confunde com o ponto eletrônico e acaba falando “com eco”. O vídeo pode parecer bem engraçado, mas a verdade é que todos nós podemos passar por isso.

Veja o vídeo aqui.

Quando assistimos aos vídeos que mostram coisas estranhas que já aconteceram durante apresentações, passamos por dois momentos distintos: o primeiro é rir sem parar porque, convenhamos, algumas histórias são bem engraçadas; o segundo, por outro lado, é sentir medo de passar pela mesma situação.

Se o medo chegar, lembre-se que grande parte dessas surpresas pouco agradáveis pode ser evitada com cuidados que antecedem a apresentação:

- Praticar a sua fala

- Checar equipamentos técnicos

- Se familiarizar com os aparatos tecnológicos

- Cuidar do corpo e da mente antes de uma apresentação importante

Tenha essas dicas em mente e fique longe de protagonizar situações constrangedoras em frente ao público!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

The Speaker

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade