1 evento ao vivo

Vendas de diesel no Brasil sobem 4,3% em agosto, diz ANP

28 set 2018
19h58
atualizado às 20h04
  • separator
  • comentários

As vendas de diesel no Brasil registraram em agosto um aumento de 4,29 por cento ante julho, somando 5,19 bilhões de litros, com o fluxo de veículos pesados nas estradas se equiparando ao patamar anterior ao da greve dos caminhoneiros, disse a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira em relatório mensal.

Caminhão abastece no Rio de Janeiro
14/06/2004
REUTERS/Sergio Moraes  SM
Caminhão abastece no Rio de Janeiro 14/06/2004 REUTERS/Sergio Moraes SM
Foto: Reuters

No acumulado de 2018, as vendas de diesel totalizam 36,7 bilhões de litros, um aumento de 1,55 por cento na comparação com 2017.

Contudo, a ANP destacou que o reajuste nos preços do programa de subsídio do diesel podem impactar os volumes de venda em setembro.

Para setembro, a Petrobras elevou os preços em suas refinarias em 13 por cento, com uma mudança na fórmula do programa de subsídios, instituído como forma de pôr fim aos protestos de caminhoneiros, em maio.

Nesta sexta-feira, com a atualização da referência para o valor do subsídio --de acordo com o programa da ANP, cuja sistemática considera o câmbio e o mercado internacional de petróleo-- a estatal elevou em mais 2,8 por cento o preço médio em suas refinarias para o período de 30 de setembro a 29 de outubro.

ETANOL CRESCE

Em relação às vendas de etanol hidratado, o total comercializado atingiu uma máxima em cinco anos pelo terceiro mês seguido, chegando a 1,8 bilhão de litros em agosto, uma alta de 13,25 por cento ante o mês anterior e 48,9 por cento na comparação com igual período em 2017.

"O contínuo aumento na demanda do biocombustível está relacionado ao efeito substituição do etanol hidratado em relação à gasolina C, em razão dos preços mais competitivos do biocombustível", informou a agência.

No acumulado de 2018, as vendas de etanol atigiram 11,5 bilhões de litros, variação positiva de 41,79 por cento.

A comercialização da gasolina C chegou a 3,19 bilhões de litros em agosto, aumento de 6,61 por cento versus julho, porém 13,71 por cento abaixo na comparação com 2017.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade