1 evento ao vivo

Tereza Cristina: expectativa para liberar carne bovina brasileira nos EUA é boa

12 mar 2019
14h25
  • separator
  • 0
  • comentários

São Paulo, 12 - A expectativa para a reabertura do mercado dos Estados Unidos para a carne bovina in natura brasileira "é muito boa", reforçou nesta terça-feira, 12, em São Paulo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na segunda-feira, a ministra anunciou que integrará a missão brasileira aos Estados Unidos em março, quando o presidente Jair Bolsonaro terá agenda com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Em entrevista coletiva durante a Anufood - Feira de Alimentos e Bebidas, organizada pela Koelnmesse e a FGV Projetos, Tereza Cristina garantiu que a questão burocrática para a reabertura do mercado dos EUA para a carne bovina in natura do Brasil "já foi resolvida". E complementou: "Só precisamos ir lá e esperar a boa vontade dos americanos".

Ela informou, ainda, que o mercado dos EUA está apenas "suspenso". "Mas já cumprimos todas as exigências para fazer essas exportações de carne", assegurou. Ela não revelou, porém, que tipo de contrapartida o Brasil oferecerá para reconquistar o direito de exportar carnes para os EUA. "Não posso contar a contrapartida que o Brasil dará; isso é segredo da negociação."

Os EUA suspenderam a compra de carne bovina in natura do Brasil em 22 de junho de 2017, sob a alegação de problemas sanitários na proteína, sobretudo abscessos na carne - consequência, entre outros motivos, do manejo incorreto na vacinação. Desde então, o Ministério da Agricultura e o setor exportador de carne bovina do Brasil vêm tentando reabrir o mercado norte-americano, sem sucesso.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade