PUBLICIDADE

Soja: plantio da safra 2018/19 no RS é concluído

3 jan 2019 - 17h59
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo, 03 - O plantio da safra de soja 2018/19 foi oficialmente encerrado no Rio Grande do Sul, disse a Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 3, em informativo semanal. A cultura está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo em 81% dos 5,9 milhões de hectares projetados para a atual safra.

Nas regiões do Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí, as chuvas permitiram o crescimento mais rápido de plantas em áreas que estavam com menor ocupação. Nas regiões da Fronteira Noroeste e Missões, algumas áreas necessitam de replantio, principalmente nas bordaduras ou em partes das lavouras que tiveram escorrimento de água por ocasião das fortes chuvas na última quinzena de novembro. No sul do Estado, até o momento a cultura desenvolve-se sem problemas de manejo de pragas e insetos, mas há dificuldades com ervas resistentes aos herbicidas.

No caso do milho, 98% da área foi plantada, ante 100% em igual período da safra anterior. No Estado, parte expressiva da lavoura está na fase de enchimento de grãos - 39% da área de 738 mil hectares estimados para a safra atual. A colheita atinge 4% da área plantada no Estado, ante 6% em igual período da temporada anterior.

Nas regiões da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo, a cultura do milho segue com condições climáticas favoráveis, e o milho semeado em agosto e meados de setembro está na fase final de enchimento de grãos. Nas regiões do Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí, 80% das plantações estão em formação de grãos e maturação. "Embora algumas lavouras tenham sentido a deficiência hídrica, de modo geral a cultura apresenta bom desenvolvimento", disse a Emater.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade