PUBLICIDADE

Sibanye-Stillwater confirma compra de 2 mineradoras brasileiras por US$ 1 bi

26 out 2021 15h33
ver comentários
Publicidade

A mineradora sul-africana Sibanye-Stillwater entrou em acordo definitivo para a compra de 100% de duas mineradoras brasileiras, a de Santa Rita e a de Serrote, conforme antecipou a Coluna do Broadcast. A aquisição é de US$ 1 bilhão e será paga em dinheiro ao fundo de private equity inglês Appian Capital Advisory, dono da Atlantic Nickell, que controlava as duas mineradoras brasileiras.

A Atlantic Nickel opera a mina Santa Rita, na Bahia, uma das maiores de níquel a céu aberto do mundo, e a Mineração Vale Verde, dona da Serrote, em Alagoas, que está implantando uma mina de cobre e ouro.

O presidente (CEO) da Sibanye-Stillwater, Neal Froneman, afirmou em comunicado que a transação é passo importante na estratégia da mineradora sul-africana e foi uma oportunidade de aquisição de dois ativos capitalizados, de baixo custo e com fortes credenciais ESG (sigla em inglês para práticas sociais, ambientais e de governança).

O executivo observa que a própria Sibanye-Stillwater está dando passos para ficar mais sustentável e amigável ao meio ambiente. As duas minas brasileiras são pouco intensas em carbono, destaca o comunicado.

A transação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelos reguladores da África do Sul.

O negócio contou com assessoria financeira da Moelis&Co e jurídica dos escritórios Machado Meyer e Clifford Chance pelo lado da Sibanye-Stillwater, enquanto o Appian foi assessorado pelo Citi.

Estadão
Publicidade
Publicidade