PUBLICIDADE

SC fecha parceria com Ministério da Agricultura para fiscalização de barcos

26 mar 2019 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo, 26 - Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca e a Secretaria de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina garantirá inspeção de barcos de pesca industrial. A medida visa a atender o mercado europeu, para onde os embarques do pescado nacional estão suspensos. Os detalhes do acordo foram discutidos na segunda-feira, 25, entre o secretário da Agricultura de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa, e o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, em Florianópolis.

"Estamos sensibilizados com o fim das exportações para a União Europeia e vamos atuar em várias frentes para resolver esse problema. Eu conheço Santa Catarina e sei que aqui a parceria com o Governo do Estado irá trazer excelentes resultados", disse em nota Seif Junior.

A intenção dos dois secretários é assinar um termo de cooperação técnica para que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) faça a inspeção dos barcos de pesca industrial aptos a exportar para a Europa.

A certificação da Cidasc terá abrangência em toda a costa brasileira, podendo ser feita inclusive em barcos de outros estados que estiverem em Santa Catarina. Isso é possível porque Santa Catarina aderiu ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) - sistema que garante a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal de maneira uniforme e equivalente em todos os estados.

Santa Catarina é o maior produtor de pescado do Brasil e exportou US$ 26,7 milhões em 2018. Em 2017, as exportações para União Europeia somaram US$ 2,48 milhões.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade