Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saldo da reunião entre Vieira e Rubio é excelente, temos o que comemorar, diz Velloso, da Abimaq

Na avaliação do CEO da associação que reúne exportadores de máquinas, a presença do representante comercial dos EUA na segunda parte da reunião é um dos sinais positivos

16 out 2025 - 22h32
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, avalia que a reunião do chanceler Mauro Vieira com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, desta quinta-feira, 16, traz uma série de boas notícias sobre as negociações entre os países. "O saldo é excelente, é muito bom, e temos o que comemorar", comenta o executivo de um dos setores mais prejudicados pelo tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump.

Na avaliação de Velloso, a presença do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, na segunda parte da reunião, quando o encontro foi aberto à participação de embaixadores e secretários, foi uma boa notícia porque Greer é o número 1 da USTR, justamente a agência que trata das tarifas.

A leitura, comenta Velloso, é de que não haverá mais uma escalada das sanções contra o Brasil, inclusive contra autoridades do Judiciário. "Até ontem, a gente via ainda alguns comentários de que poderiam vir mais sanções baseadas na Lei Magnitsky, alguma coisa assim. Mas não, para mim isso está encerrado."

Ficou claro, segundo o presidente da Abimaq, que agora o canal está "completamente aberto" entre as equipes, incluindo negociadores. Levando em conta negociações que os Estados Unidos abriram com outros países, o palpite de Velloso é de que haverá uma trégua, com o governo americano suspendendo a sobretaxa de 40%, como pede o Brasil, no período das negociações.

"Existe uma possibilidade grande de fazer isso", afirma o executivo, acrescentando que existem muitos temas importantes a serem negociados, entre eles os minerais críticos e a regulação das big techs.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade