PUBLICIDADE

Rússia corta produção de petróleo em cerca de 10% em meio a problemas para exportar

3 mai 2019 - 19h51
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia está cortando a produção de petróleo em cerca de 10 por cento nos próximos dias, em meio a problemas causados por uma contaminação em um importante oleoduto para a Europa e em um porto chave para as exportações, disseram fontes do setor nesta sexta-feira.

Produtores russos de petróleo receberam um pedido da estatal Transneft, que administra os oleodutos do país, para reduzirem a produção em 900 mil toneladas, ou cerca de 6,6 milhões de barris, até 7 de maio, disseram duas fontes do setor à Reuters.

Isso representa mais que 1 milhão de barris por dia ao longo dos próximos 5 dias, ou cerca de 10 por cento da produção do país, segundo maior exportador global de petróleo, segundo cálculos da Reuters.

A Transneft recusou-se a comentar.

"Isso só mostra como essa interrupção é extremamente séria. A Rússia teve seus principais oleoduto e porto para exportações fechados ou sem funcionar adequadamente nos últimos 10 dias, então cortes de produção são inevitáveis", disse um cliente russo de uma grande petroleira.

A Rússia paralisou na semana passada os fluxos de petróleo pelo oleoduto Druzhba, que vai até o Leste Europeu e a Alemanha devido a uma contaminação no petróleo, contribuindo para elevar os preços global da commodity para uma máxima de seis meses e deixando refinarias na Europa lutando para se abastecer. Petróleo enviado para o porto báltico de Ust-Luga também foi contaminado.

Pelo menos 5 milhões de toneladas de petróleo, ou cerca de 36,7 milhões de barris, foram contaminados por cloreto orgânico, um composto usado para aumentar a extração de petróleo, mas que precisa ser removido antes que o óleo seja enviado aos clientes, pois pode danificar equipamentos de refino.

A Transneft disse que a contaminação aconteceu na região do Volga de Samara e culpou "fraudadores" anônimos. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Transneft não tinha um mecanismo adequado para evitar a contaminação.

Importantes compradores de petróleo russo têm pressionado a Transneft a dar respostas sobre como e quando os problemas serão resolvidos. Mas fontes da indústria disseram que as comunicações com clientes ocidentais e até mesmo produtores domésticos foram limitadas até o momento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade