PUBLICIDADE

Rosengren, do Fed, diz que economia dos EUA deve ter recuperação significativa neste ano

12 abr 2021 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

A economia dos Estados Unidos pode ter uma recuperação significativa neste ano graças à política monetária e fiscal acomodatícia, mas o mercado de trabalho ainda tem muito espaço para melhora, disse nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Boston, Eric Rosengren.

O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric S. Rosengren, fala em Nova York, em 17 de abril de 2013. REUTERS/Keith Bedford
O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric S. Rosengren, fala em Nova York, em 17 de abril de 2013. REUTERS/Keith Bedford
Foto: Reuters

"Com a folga do mercado de trabalho ainda significativa e a inflação ainda abaixo da meta de 2% do Federal Reserve, minha perspectiva é que a atual postura altamente acomodatícia da política monetária é apropriada", disse Rosengren durante debate virtual com líderes empresariais.

A capacidade das vacinas de prevenir com sucesso a disseminação de novas variantes do coronavírus também é importante, disse ele. "Supondo que as variantes do vírus não se tornem especialmente problemáticas, devemos ver uma recuperação pós-recessão extraordinariamente forte", disse ele.

Diante de um novo arcabouço adotado no ano passado, as autoridades do Fed serão pacientes e deixarão os juros próximos de zero até que a inflação se mostre --não aumentando as taxas em antecipação a uma inflação mais elevada quando a taxa de desemprego estiver baixa, disse Rosengren.

Os formuladores de política monetária estão tentando evitar a recuperação lenta que ocorreu após a crise financeira global, e é possível que a taxa de desemprego recue para níveis pré-pandêmicos, de cerca de 4%, nos próximos dois anos, disse Rosengren.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade