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Resultados da PepsiCo superam estimativas impulsionados por vendas da unidade Frito-Lay

10 jul 2018 - 12h07
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A PepsiCo informou nesta terça-feira lucro e receita acima das estimativas, conforme a estratégia da empresa de oferecer bebidas mais saudáveis e voltar a atenção para a unidade de petiscos compensou.

As vendas da divisão de petiscos Frito-Lay subiram pelo segundo trimestre seguido, enquanto a unidade de refrigerantes reportou a menor queda nas vendas em um ano.

O resultado acontece meses após o presidente-executivo, Indra Nooyi, decidir competir em pé de igualdade com a rival Coca-Cola ao gastar mais em marketing de suas bebidas conhecidas.

A unidade de bebidas da Pepsi que fabrica refrigerantes vem sofrendo para reverter uma queda de quatro trimestres nas vendas, conforme os consumidores migram para alternativas com baixa caloria e pouco açúcar.

Para conter a queda, a empresa tem impulsionado seu portfólio de opções mais saudáveis de refrigerantes, oferecendo produtos como Bubly, uma água com gás e sabor, e Gatorade Zero, uma bebida esportiva sem açúcar.

"A maioria de nossos negócios teve um desempenho muito bom, particularmente nossas divisões internacionais impulsionadas pelo crescimento contínuo em mercados emergentes e em desenvolvimento", disse Nooyi em um comunicado.

"Nosso setor de bebidas na América do Norte reportou melhora de desempenho sequencial de receita e lucro operacional."

As vendas na divisão de bebidas da América do Norte caíram cerca de 1 por cento, para 5,19 bilhões de dólares no trimestre, mas ficaram um pouco acima das expectativas de mercado.

"Nós ficamos encorajados pelo sucesso inicial da PEP com o Bubly", escreveu a analista do Wells Fargo Bonnie Herzog em uma nota antes dos resultados, acrescentando que o Bubly agora tem uma participação de 4,4 por cento em água com gás apesar de estar no mercado há apenas poucos meses.

As ações da Pepsi subiam mais de 4 por cento na manhã desta terça-feira, após a empresa manter sua projeção para lucro em 2018. No ano, a ação da empresa tem queda acumulada de cerca de 10 por cento, mais intensa do que a da rival Coca Cola, de cerca de 3 por cento.

A Pepsi também tem tentado superar as fracas vendas de bebidas acelerando a unidade de snacks com a mistura de novos sabores, métodos de preparo mais saudáveis e embalagem atrativa.

Esses esforços levaram a um aumento de 4,3 por cento nas vendas da unidade Frito-Lay, que fabrica Cheetos e Doritos.

O lucro líquido atribuível à empresa caiu cerca de 14 por cento, para 1,2 bilhão de dólares no trimestre encerrado em 16 de junho, principalmente devido a custos maiores com transporte e matéria-prima.

Excluindo determinados itens, o lucro da Pepsi foi de 1,61 dólar por ação, superando a estimativa média de analistas de lucro de 1,52 dólar por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita líquida subiu 2,4 por cento, para 16,09 bilhões de dólares, superando expectativas.

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