PUBLICIDADE

Reguladores antitruste da UE querem forçar gigantes da tecnologia a compartilhar dados

4 abr 2019 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários

Os reguladores antitruste da União Europeia deveriam considerar forçar gigantes da área de tecnologia, como o Google e a Amazon a compartilhar seus dados com os rivais, afirmaram nesta quinta-feira três acadêmicos alistados pela Comissão Europeia.

20/03/2019
REUTERS/Yves Herman
20/03/2019 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

Os acadêmicos, que foram nomeados pela Comissária Europeia de Concorrência, Margrethe Vestager, há um ano para analisar os desafios digitais, também pediram investigações mais ágeis para lidar com as rápidas mudanças nos mercados de tecnologia.

O conselho surge no contexto do crescente desconforto em todo o mundo sobre o poder de empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple para analisar e processar dados para expandir seu domínio.

A ruptura de gigantes corporativos tornou-se um tema quente depois que a candidata presidencial democrata dos EUA, Elizabeth Warren, levantou a questão.

"Na era digital, ter os dados certos pode ser uma das chaves para competir", disse Vestager em uma conferência organizada pela agência de competição romena.

Os acadêmicos disseram que tornar mais fácil para as empresas mover dados para plataformas concorrentes pode ser uma solução para conter os gigantes da tecnologia.

Vestager disse que iria rever as recomendações não vinculativas antes de decidir o próximo passo.

Sobre a questão das empresas que compram rivais menores para desativá-las, os acadêmicos sugeriram que os reguladores deveriam reforçar e reformular seus argumentos de por que algumas empresas adquirem outras em um mercado diferente, mas estreitamente relacionado, podendo prejudicar a concorrência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade