PUBLICIDADE

Rafael Mariano dá dicas para quem quer começar a empreender

De acordo com pesquisa, 60% dos jovens pensam em abrir um negócio futuramente

Ver comentários

Segundo dados recentes do IBGE, mais de 40 milhões de brasileiros estão vivendo na informalidade. Com o desemprego em alta, o sonho da carteira assinada de gerações passadas foi trocada pela necessidade de buscar os outros caminhos e trabalhar por conta própria.
 
De acordo com o Sebrae, o Brasil bateu o recorde, em 2021, com mais de 11 milhões de novos microempreendedores individuais registrados. Dentro desse cenário, o jovem que saiu do ensino médio vem enxergando um cenário de serviços para se adaptar e abrir o próprio negócio.

Foto: Divulgação

“Acredito que o empreendedorismo é um ótimo caminho para todos, pois, através das suas habilidades, você demonstra ao mundo a sua força e também deixa um legado. O jovem tem essa oportunidade em mãos, porque ele nasceu na época da tecnologia. Você pode criar, analisar e buscar a informação, depois lapidar esse conhecimento e transformar isso em algo criativo”, explica o especialista Rafael Mariano.
 
Segundo um levantamento recente, cerca de 24% das pessoas das classes A, B e C com até 30 anos já possuem negócios e 60% querem abrir um futuramente. Trabalhando com mentoria e palestras para o público mais jovem, Rafael Mariano vem acompanhando o progresso da atual geração em relação às modificações do mercado.
 
Apesar de ter muita energia, Rafael revela que o jovem acaba, muitas vezes, tomando atitudes erradas ou escolhendo negócios de pouca rentabilidade por falta de experiência.
 
“Se você vai começar um novo negócio, você precisa buscar o conhecimento. Como fazer? Como empreender? O Sebrae, por exemplo, tem muitos cursos gratuitos que podem te dar um caminho. Eu procuro orientar o jovem a ser intenso. A partir do momento que você serve para tudo e busca algo, logo as coisas melhoram e as portas se abrem”, afirma ele.
 
Dicas do especialista:
 
- Participe de eventos, palestras, workshops e feiras de conteúdos. Tudo isso irá entregar conteúdo para você se desenvolver profissionalmente.
 
- Abra a cabeça! Esteja apto a aprender. Pode ser aprender a tirar foto, tocar um instrumento ou uma nova habilidade com aplicativos.
 
- Faça cursos e converse com pessoas próximas, podem ser amigos ou familiares. Enfim, troque ideias e ouça opiniões que podem te ajudar.

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade