Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são os brasileiros que impulsionam a produção agrícola no País: veja depoimentos

Na série 'Vozes do Agro', do projeto Supersafra, o 'Estadão' percorreu mais de 3,6 mil quilômetros pelos Estados de MT e do RS para retratar avanço do agro brasileiro

14 out 2025 - 10h36
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil colhe uma safra recorde e se consolida como uma das maiores potências exportadoras do mundo em soja, milho, algodão, carne e etanol. O País alcançou a produção de 345 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25 e avança na oferta de biocombustíveis e no cultivo de novas culturas.

O campo brasileiro vive um momento de transformação, com investimento em inovação, tecnologia e sustentabilidade, que impulsionam a produtividade. E os produtores seguem avançando, como no caso do Rio Grande do Sul, apesar da seca e das inundações.

Para retratar esse avanço do agro brasileiro, o Estadão percorreu mais de 3,6 mil quilômetros pelos Estados de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, entre julho e setembro. O resultado é o projeto Supersafra — cobertura multimídia, que reúne reportagens digitais semanais, cadernos impressos, vídeos, boletins de rádio e conteúdos para redes sociais, destacando a produção em campo, as inovações tecnológicas e os desafios do setor.

Em Mato Grosso, agricultores apoiados por centros de pesquisa e novas tecnologias usam o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) para obter até três safras por ano, alternando grãos, fibras e criação de gado nas mesmas áreas.

No Rio Grande do Sul, produtores resilientes que perderam cinco safras para secas e enchentes se reinventam para continuar produzindo. Nos dois Estados, as agroindústrias surgem para contornar gargalos logísticos e turbinar a força do agro.

No Vozes do Agro, trazemos o depoimento de quem faz o sucesso do agro brasileiro, os produtores que são a cara do Brasil.

Do Campo para a indústria: Conheça primeira usina de etanol de trigo do País

Em Santiago (RS), Maria Eduarda Bonotto, de 22 anos, filha e neta de grandes produtores de trigo do Rio Grande do Sul. Ela está agora à frente da primeira biorrefinaria de etanol de trigo do País e falou ao Supersafra: "Nossas raízes sempre foram no campo e agora estamos expandindo para a indústria. Vamos processar trigo, milho, triticale e sorgo para expandir o agro gaúcho, sempre buscando inovação e sustentabilidade. É um sonho com os pés no chão."

Recuperação com trabalho: Chuva excessiva traz desafio ao plantio e à colheita no RS

O produtor Valtair Domingos Coró, 46 anos, da Fazenda Limoeiro, em Itaqui (RS), mantém as áreas de plantio com cobertura verde, com nabo forrageiro, que areja o solo e fixa nitrogênio, em consórcio com soja, trigo e arroz. "Em quatro anos de plantio, enfrentamos quatro secas. A gente está em situação financeira delicada, enfrentando dificuldade com os bancos. Vamos trabalhar para ir recuperando."

Um símbolo da resiliência: Deslizamento atinge parreiral após extremos climáticos; agricultora relata superação

Ivone Riboldi Bellé, de 64 anos, produtora de uva em Bento Gonçalves (RS). Depois de perder o marido com câncer, perdeu todo o parreiral e recomeçou do zero. "Quando parecia que ia melhorar, vieram as chuvas, houve os deslizamentos e foi tudo embora. Aqui teve até homem que desistiu, com os deslizamentos. Eu não vou desistir, vou continuar. É minha vocação. Vou plantar o novo parreiral e tem que me dar dinheiro, pois eu gosto de viajar. Eu não vou desistir nunca, quero ver meu parreiral prontinho."

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade