PUBLICIDADE

Produção da Petrobras no Brasil sobe 2,8% em setembro

18 out 2017 - 09h06
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Logo da Petrobras em refinaria de Paulínia 01/07/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Logo da Petrobras em refinaria de Paulínia 01/07/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 2,17 milhões de barris por dia (bpd) em setembro, volume 2,8% superior a agosto, informou a empresa nesta quarta-feira.

"Esse resultado se deve, principalmente, à normalização da operação após parada programada dos FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Maricá, ambos operando no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos", afirmou a companhia.

Na comparação com setembro de 2016, a produção da Petrobras apresentou queda de 3,1%.

A petroleira relatou ainda que sua produção total de petróleo e gás natural, em setembro, foi de 2,79 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,68 milhões boed produzidos no Brasil e 106 mil boed no exterior.

Com a produção de setembro, a média de produção da estatal no acumulado do ano está em 2,78 milhões de boed (petróleo e gás).

A média no país de petróleo atingiu 2,16 milhões de barris/dia, no acumulado do ano até setembro, acima da meta de 2017 de 2,07 milhões de barris/dia.

Gás e Pré-sal

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 81,5 milhões de metros cúbicos ao dia em setembro, alta de 2% ante o mês anterior, o que também se deveu ao retorno à operação das plataformas.

"Cabe destacar que o aproveitamento do gás produzido nas plataformas operadas pela Petrobras atingiu, pelo segundo mês consecutivo, um novo recorde mensal, atingindo a marca de 97%", acrescentou a empresa.

Em setembro, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, foi de 1,68 milhão boed, volume 6,6% acima do mês anterior.

"Esse resultado também se deve à normalização da operação dos FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Maricá", disse.

Já a produção de petróleo nos campos do exterior foi de 64 mil bpd, volume 3,3% acima do mês anterior. "Esse aumento foi consequência da normalização da produção em campos produtores nos EUA após a passagem do furacão Harvey", explicou a empresa.

A produção de gás natural no exterior foi de 7,2 milhões de m³/d, 6,9% abaixo do volume produzido em agosto, em função da redução da produção do campo de Hadrian South, "devido a ocorrências operacionais".

Veja também

Cientistas poloneses transformam plástico em combustível:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade