Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preços ao produtor no Brasil caem 0,25% em setembro, na oitava deflação seguida, mostra IBGE

7 nov 2025 - 09h45
Compartilhar
Exibir comentários

O Índice de Preços ao Produtor caiu 0,25% em setembro frente a agosto, na oitava deflação seguida do setor industrial, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

No ano, o indicador -- que mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete -- acumulou queda de 3,87%, com retração de 0,40% em 12 meses.

Segundo o IBGE, 12 das 24 atividades industriais tiveram queda de preços em setembro, com destaque para o item outros produtos químicos, com variação negativa de 1,75% e responsável por uma queda de 0,14 ponto percentual no indicador, e o item alimentos, com impacto de 0,10 ponto percentual.

O gerente do IPP, Murilo Alvim, destacou em nota o impacto favorável sobre os preços da valorização cambial e, no caso dos produtos químicos, da queda sazonal da demanda.

"A retração nos fertilizantes e seus insumos, por exemplo, refletiu a fraqueza da demanda no mercado interno, já que parte significativa destinada à próxima safra já foi adquirida pelos produtores agrícolas", afirmou, ao destacar o recuo de 2,21% dos produtos químicos inorgânicos no mês.

Entre as grandes categorias econômicas, os preços dos bens de capital recuaram 0,45% frente a agosto, enquanto os de bens intermediários caíram 0,60% e os de bens de consumo subiram 0,29%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade