0

Preço médio da gasolina nos postos cai 0,02% na semana; diesel e etanol sobem

22 fev 2019
19h45
atualizado às 20h15
  • separator
  • 0
  • comentários

O preço médio da gasolina nos postos do Brasil caiu 0,02 por cento nesta semana frente à anterior, para 4,172 reais por litro, enquanto o diesel, combustível mais comercializado no país, subiu 0,06 por cento, a 3,444 reais por litro, mostraram dados oficiais publicados nesta sexta-feira.

Posto de combustíveis no Rio de Janeiro
29/05/2018
REUTERS/Sergio Moraes
Posto de combustíveis no Rio de Janeiro 29/05/2018 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

A leve variação dos preços, apontada em pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorre após os preços médios realizados pela Petrobras em suas refinarias terem batido máximas de cerca de três meses nesta semana, em meio a uma alta dos preços do petróleo.

As cotações do petróleo no mercado internacional atingiram máximas desde meados de novembro nesta sexta-feira, com ganhos pela segunda semana consecutiva, impulsionados por expectativas de que as negociações comerciais entre EUA e China produzam um acordo, apesar de um novo recorde no suprimento de petróleo norte-americano ter limitado os ganhos.

O preço da gasolina da petroleira estatal, que responde por quase 100 por cento do refino no Brasil, segue fatores como a cotação do petróleo no mercado internacional e o câmbio, em meio à busca da companhia por rentabilidade.

Mas o repasse dos reajustes dos combustíveis ao consumidor final nos postos depende ainda de diversas variáveis, como margem das distribuidoras e revendedores, impostos e mistura obrigatória de biocombustíveis.

O etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, subiu aproximadamente 0,6 por cento, para 2,76 reais por litro, segundo os dados da ANP.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade