PUBLICIDADE

Política cambial tem tido sucesso e arsenal do BC é amplo, diz Campos Neto

26 mar 2020 - 12h57
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta quinta-feira que a política cambial do BC tem tido sucesso em garantir liquidez no mercado e é consistente com o propósito da autarquia.

22/06/2017
REUTERS/Thomas White
22/06/2017 REUTERS/Thomas White
Foto: Reuters

Para Campos Neto, o real tem se comportado "mais ou menos" em linha com as outras moedas.

"Entendemos que a política de intervenção está atendendo ao seu propósito e, de novo, temos arsenal muito grande, acompanhamos a negociação da moeda, tentamos identificar onde está a demanda, se ela está mais no mercado futuro, se ela está mais no mercado à vista", afirmou em entrevista coletiva virtual para comentar o relatório trimestral de inflação, acrescentando que o BC não tem "nenhum preconceito em usar nenhum tipo de instrumento".

De acordo com Campos Neto, o BC acredita que há momentos em que tem que atuar com maior intensidade, sempre acompanhando a performance relativa da moeda.

Sobre as reservas internacionais, o presidente da autoridade monetária disse haver interpretação "às vezes muito assimétrica" sobre o que é o seguro proporcionado por esse estoque, e que o tema é bastante discutido dentro do BC.

"Obviamente, você quando tem um estoque de reservas e o câmbio desvaloriza, você tem um seguro que é implícito nisso que está na sua dívida líquida, porque o valor da sua reserva sobe e a sua dívida cai", afirmou.

"Então obviamente quando o câmbio desvaloriza já tem um seguro implícito na baixa da dívida porque você está com ativo em dólar que se valorizou sendo 'fundeado' (financiado) por um ativo em reais", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade