PUBLICIDADE

Plataforma ao estilo Nasdaq STAR Market tem forte estreia na China

22 jul 2019 - 07h33
(atualizado às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A euforia tomou conta com a estreia nesta segunda-feira do STAR Market, nova plataforma chinesa ao estilo Nasdaq voltada para empresas de tecnologia de origem local, com as ações disparando até 520% e os preços superando até mesmo as expectativas de investidores veteranos.

A sign for STAR Market, China's new Nasdaq-style tech board, is seen after the listing ceremony of the first batch of companies at Shanghai Stock Exchange (SSE) in Shanghai, China July 22, 2019.  REUTERS/Stringer  ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. CHINA OUT.
A sign for STAR Market, China's new Nasdaq-style tech board, is seen after the listing ceremony of the first batch of companies at Shanghai Stock Exchange (SSE) in Shanghai, China July 22, 2019. REUTERS/Stringer ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. CHINA OUT.
Foto: Reuters

A nova plataforma ainda aumentou o valor combinado das empresas em 44 bilhões de dólares. Dezesseis da primeira leva de 25 empresas --que vão de fabricantes de chips a empresas de saúde-- mais do que dobraram os já fortes preços de oferta pública inicial de ações (IPO) no STAR Market, que é operado pela bolsa de Xangai.

As empresas registraram ganhos médios de 140% no primeiro dia de negociações. O desempenho mais fraco foi um salto de 84,22%.

No total, o dia teve criação de cerca de 305 bilhões de iuanes (44,3 bilhões de dólares) em nova capitalização de mercado, de acordo com cálculos da Reuters.

"Os ganhos de preços são mais loucos do que esperávamos", disse Stephen Huang, vice-presidente da Shanghai See Truth Investment Management. "São boas empresas, mas os valores são altos demais. Comprá-las agora não faz sentido."

Com base no Nasdaq e completo com um sistema de IPOs ao estilo dos EUA, o STAR pode ser a tentativa mais ousada da China de reformas no mercado de capital até agora.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade