0

Plantio de trigo do RS vai a 95% da área em semana de instabilidade climática

9 jul 2020
20h27
atualizado às 20h36
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O plantio de trigo do Rio Grande do Sul atingiu 95% da área projetada para a safra, avanço de 8 pontos percentuais na comparação com a semana anterior, tendo trabalhos limitados pela instabilidade climática, disse a Emater/RS nesta quinta-feira.

05/05/2008. REUTERS/Carlos Barria
05/05/2008. REUTERS/Carlos Barria
Foto: Reuters

A semeadura está levemente adiantada em relação ao mesmo momento da safra passada, quando 93% da área havia sido plantada, e à média histórica de cinco anos para o período, de 90%, segundo o órgão do governo gaúcho.

"A semana foi marcada pela instabilidade, com predomínio de tempo encoberto, temperaturas baixas e chuvas, que em muitos municípios os acumulados superaram a 100 milímetros", disse a Emater em boletim conjuntural.

"Os produtores aguardam a melhoria do tempo para dar continuidade aos plantios e ao monitoramento de pragas, doenças e ervas nas áreas já implantadas", acrescentou.

O órgão projeta um novo período de temperaturas baixas e geadas no Estado na semana de 9 a 15 de julho, com chuvas em todo o Rio Grande do Sul entre sábado e segunda, embora com volumes inferiores aos registrados na última semana.

A Emater estima que 915,7 mil hectares sejam semeados com trigo no Estado neste ano, alta de 20,3% ante o ano passado. As projeções iniciais indicam ainda uma produção de 2,19 milhões de toneladas, queda de 2,14% no ano a ano, devido a menores rendimentos.

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade