PUBLICIDADE

Petróleo fecha em baixa, pressionado pelo dólar forte e temores sobre demanda

1 mar 2019 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda nesta sexta-feira 1. Após chegarem a subir um pouco mais cedo, eles ficaram pressionados diante da valorização do dólar ao longo do pregão e também por temores em relação à demanda futura.

O petróleo WTI para abril fechou em baixa de 2,48%, a US$ 55,80 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para maio teve queda de 1,87%, a US$ 65,07 o barril, na ICE. Na comparação semanal, o WTI teve queda de 2,55% e o Brent registrou recuo de 3,24%.

No câmbio, o dólar se valorizou ao longo do pregão, o que torna o petróleo mais caro para os detentores de outras divisas, consequentemente reduzindo o apetite dos investidores.

Além disso, alguns indicadores modestos foram divulgados nos EUA, o que gera cautela sobre a demanda futura. O índice de atividade industrial dos EUA medido pelo Instituto para a Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) recuou de 56,6 em janeiro a 54,2 em fevereiro, abaixo da previsão de 55,6 dos analistas. O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria americana, por sua vez, recuou de 54,9 em janeiro a 53,0 em fevereiro, segundo a IHS Markit, quando analistas esperavam 54,0. Sinais fracos da indústria americana podem enfraquecer a demanda pelo petróleo mais à frente.

Na agenda de indicadores, a Baker Hughes informou que o número de poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA recuou 10 na última semana, a 843. A notícia, porém, não foi suficiente para reverter o movimento negativo dos contratos no dia de hoje. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade