PUBLICIDADE

Petróleo fecha em alta, de olho em sinais de oferta e demanda e no câmbio

26 out 2018 - 16h11
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros de petróleo fecharam com ganhos, nesta sexta-feira, 26. Após recuar mais cedo, eles foram impulsionados pelo dólar em geral mais fraco, bem como por dúvidas sobre o equilíbrio entre a oferta e a demanda, dias antes da entrada em vigor das sanções dos Estados Unidos contra o setor do Irã.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo para dezembro fechou em alta de 0,39%, a US$ 67,59 o barril. Na ICE, o petróleo para dezembro teve ganho de 0,95%, a US$ 77,62 o barril. Na comparação semanal, porém, o WTI recuou 2,44% e o Brent teve baixa de 2,71%.

Com as perdas fortes de outros dias desta semana, os contratos encontraram espaço para uma reação nesta sexta. O dólar em geral mais fraco torna a commodity mais barata para os detentores de outras moedas, o que apoia a demanda dos investidores.

Além disso, no dia 4 de novembro começam a vigorar as sanções americanas contra o setor de petróleo do Irã. Alguns países buscam conseguir acordos com os EUA para contornar essa punição, mas analistas têm em geral mostrado ceticismo sobre as chances de sucesso desse esforço. Também continuou no radar a questão da Arábia Saudita, que pode se ver mais isolada após o episódio do assassinato de um jornalista dissidente dentro do consulado saudita em Istambul, na Turquia. A Arábia Saudita é um dos principais nomes do setor e o membro mais importante da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Na agenda de indicadores, a Baker Hughes informou que o número de poços e plataformas em atividade nos EUA subiu 2 na última semana, a 875, como esperado pelos analistas ouvidos pela Trading Economics. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade