PUBLICIDADE

Petróleo fecha em alta com negociações EUA-China e monitorando Irã

21 ago 2018 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

Os preços do petróleo avançaram nesta terça-feira, 21, à medida que investidores aguardam a retomada das negociações entre Estados Unidos e China, monitoram o Irã e esperam por dados dos estoques em solo americano.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em outubro fechou em alta de 0,64%, a US$ 65,84 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para outubro avançou 0,58%, para US$ 72,63.

As conversas sobre comércio entre Washington e Pequim, que devem ocorrer até quinta-feira, impulsionam os preços do petróleo, à medida que reduzem as preocupações de que a demanda das duas maiores economias do mundo poderia diminuir.

Ao mesmo tempo, o rompimento dos investimentos da francesa Total no Irã, anunciado na segunda-feira pelo governo local, aumentou as apreensões de que as exportações do país persa podem diminuir em meio às sanções impostas pelos EUA, aliadas às ameaças de que nações que mantenham negócios com Teerã não o farão com Washington.

"Embora a China continue comprando petróleo do Irã, pretende usar petroleiros da estatal iraniana NITC para contornar as sanções dos EUA", apontam analistas do Commerzbank. Eles reforçam que a Total se tratava de um "ator-chave" nos negócios do país persa, mas se retirou para preservar as relações comerciais com os americanos.

Agentes ainda aguardam pelos números de estoque de petróleo em solo americano. No fim da tarde desta terça-feira, o Instituto Americano de Petróleo (API) divulga suas estimativas e, na quarta-feira, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) informa os números de seu relatório.

A expectativa é que o volume estocado, de acordo com o DoE, seja reduzido em 2 milhões de barris.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade