PUBLICIDADE

Ouro fecha em alta com questão orçamentária da Itália no foco

2 out 2018 - 16h17
Compartilhar
Exibir comentários

O contrato futuro de ouro fechou em alta nesta terça-feira, 2, à medida que a demanda por ativos considerados seguros se mostrou forte em meio a preocupações com a instabilidade política italiana.

Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro para entrega em dezembro fechou em alta de 1,28%, para US$ 1.205,60 por onça-troy. Neste anos, os preços do metal precioso enfrentaram queda de mais de 8%, prejudicados pelo fortalecimento do dólar e em meio a temores de que as taxas de juros mais elevadas reduzam a demanda dos investidores pelo ouro.

Nesta terça-feira, contudo, analistas apontaram que a cautela em torno do governo antiestablishment da Itália deu suporte a ativos considerados mais seguros, o que deu margem à recuperação do ouro e dos preços de títulos públicos de mercados avançados, como os Treasuries e os Bunds alemães. Claudio Borghi, um parlamentar do partido Liga, que integra a coalizão governista na Itália, disse em uma entrevista que o país "resolveria a grande maioria de seus problemas econômicos se tivesse sua própria moeda".

Os comentários vêm na esteira do anúncio, na semana passada, sobre o plano orçamentário do governo italiano para o próximo ano fiscal, que pode colocar a Itália em rota de colisão com a União Europeia. Caso a Comissão Europeia rejeite o projeto orçamentário, "isso poderia desencadear uma nova crise de confiança na zona do euro, semelhante à causada pela Grécia em 2010 e, sobretudo, pela Espanha e Itália em 2012, quando a continuação da existência do euro foi seriamente questionada", escreveram estrategistas do Commerzbank em nota a clientes. Fonte: Dow Jones Newswires.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade