PUBLICIDADE

Ouro fecha em alta com investidores receosos com cenário de desaceleração

8 mar 2019 - 16h47
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros do ouro fecharam em alta nesta sexta-feira, 8, em meio a quedas acentuadas nos índices das bolsas da Europa e dos Estados Unidos, após a divulgação de dados mais fracos do que o esperado nos EUA e na China.

O ouro para abril fechou em alta de 1,03% a US$ 1.299,30 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantil Exchange (Nymex). Na comparação semanal, o contrato teve alta de 0,01%, praticamente estável.

Pela manhã, os índices futuros da bolsa de Nova York já indicavam que os mercados abririam em queda, após a divulgação dos dados fracos da balança comercial chinesa, que reforçaram preocupações com um cenário de desaceleração global.

Em fevereiro, as exportações chinesas sofreram tombo anual de 20,7%, bem maior do que o declínio previsto de 6%. Além disso, o embaixador americano para a China, Terry Branstad, disse em entrevista ao Wall Street Journal que um acordo comercial entre os dois países não é iminente e que as recentes discussões bilaterais foram "longas e difíceis".

Após a divulgação do resultado do relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos de fevereiro, que mostrou criação de apenas 20 mil novos postos, muito abaixo da previsão de 185 mil vagas, as bolsas acentuaram ainda mais as quedas, o que tende a apoiar o ouro.

Ambos fatores contribuíram para o piora do cenário dos mercados de ações também na Europa, fazendo com que os investidores busquem por investimentos mais seguros, como o ouro.

O dólar enfraquecido ante outras moedas principais também colaborou para o fortalecimento do preço do ouro, uma vez que o metal precioso é cotado na divisa americana e passa a ficar mais barato para investidores que operam em outras moedas, quando o dólar perde força.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade