PUBLICIDADE

ONS reduz projeção de carga de energia no mês; vê chuva favorável em hidrelétricas

12 jan 2018 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a estimativa de carga de energia do sistema interligado do Brasil em janeiro, enquanto manteve praticamente inalteradas previsões favoráveis para a chuva na região das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil.

Em relatório nesta sexta-feira, o órgão do setor elétrico apontou que a carga de energia deve fechar janeiro com avanço de 0,6 por cento ante o mesmo mês do ano passado, um recuo frente a uma projeção na semana passada de alta de 1,2 por cento, segundo relatório nesta sexta-feira.

Já as precipitações na região das hidrelétricas do Sudeste tiveram estimativa mantida em 105 por cento da média histórica, enquanto no Nordeste a previsão subiu para 47 por cento, ante 42 por cento anteriormente.

As chuvas positivas e a expectativa de carga menor ajudaram a reduzir o custo de operação previsto para o sistema, o que derrubou os preços spot da eletricidade, o chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

O PLD para a próxima semana caiu 8 por cento no Sudeste e 7 por cento no Sul, com retração ainda maior no Nordeste e no Norte, de 10 por cento e 14 por cento, respectivamente, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que calcula as cotações.

O PLD médio do Sudeste ficou em 162,95 reais por megawatt-hora, ante 176,64 reais na semana anterior, enquanto no Norte, onde houve a maior queda, o preço foi para 142,37 reais, contra 165,52 reais na semana anterior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade