PUBLICIDADE

OMC diminui previsão para o crescimento do comércio com escalada nas tensões globais

1 out 2019 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial do Comércio (OMC) cortou sua previsão para o crescimento do comércio global neste ano em mais da metade nesta terça-feira, e disse que novas rodadas de tarifas e retaliações, uma economia em desaceleração e um Brexit desordenado podem reduzir ainda mais as projeções.

Entrada da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, na Suíça
09/04/2013
REUTERS/Ruben Sprich
Entrada da Organização Mundial do Comércio, em Genebra, na Suíça 09/04/2013 REUTERS/Ruben Sprich
Foto: Reuters

A OMC disse que agora espera que o comércio global de mercadorias aumente 1,2% este ano, contra uma estimativa de 2,6% em abril. Esse crescimento foi de 3,0% em 2018. Para 2020, está previsto um avanço de 2,7%, abaixo da estimativa anterior de 3,0%.

"A piora do cenário para o comércio é desencorajadora, mas não inesperada", disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, em comunicado.

O órgão, com sede em Genebra, disse que suas previsões reduzidas refletem estimativas de uma expansão mais lenta da economia global, em parte por causa das tensões comerciais, mas também devido a fatores cíclicos e estruturais e, na Europa, à incerteza relacionada ao Brexit.

A OMC apresentou um intervalo de previsão para o crescimento do comércio neste ano de 0,5% a 1,6% e, para 2020, de 1,7% a 3,7%, com o limite superior dos intervalos possíveis se as tensões comerciais diminuirem.

Os Estados Unidos e a China estão presos em uma guerra comercial há mais de um ano. Eles impuseram taxas punitivas sobre centenas de bilhões de dólares em bens uns dos outros, agitando os mercados financeiros e ameaçando o crescimento global.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade