0

Tensões começam a conter comércio global, diz OMC

17 mai 2018
13h45
atualizado às 14h02
  • separator
  • comentários

As tensões comerciais podem estar começando a conter o comércio global de mercadorias, afirmou a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quinta-feira ao divulgar um indicador que mostra crescimento acima da tendência neste trimestre mas em desaceleração.

O Indicador do Cenário de Comércio Mundial, publicado desde o terceiro trimestre de 2016, mostrou uma leitura de 101,8 contra 102,3 em fevereiro.

"A recente queda reflete os declínios nos índices para pedidos de exportação em particular, mas também para o frete aéreo, o que pode estar ligado à crescente incerteza econômica devido ao aumento das tensões comerciais", disse a OMC em comunicado.

O órgão previu em abril que o comércio de bens cresceria 4,4 por cento neste ano, após uma década com média de 3 por cento, mas alertou que o crescimento pode ser prejudicado se os governos recorrerem a políticas restritivas e a uma disputa retaliatória.

O índice da OMC inclui sete componentes que servem como indicadores antecedentes do comércio. Um deles, pedidos de exportação, caíram para 98,1, abaixo da tendência, ante uma leitura de 102,8 em fevereiro.

A leitura para o frete aéreo também perdeu força nos últimos meses, enquanto o tráfego de contêineres em portos mostrou sinais de estabilização e as vendas de automóveis e matérias-primas agrícolas derrubaram a leitura geral, a 97,9 e 95,9, respectivamente, disse a OMC.

Mas o índice de componentes eletrônicos se recuperou para 104,2, de 94,1 em fevereiro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade