PUBLICIDADE

O que priorizar numa franquia: valor de investimento ou lucro?

A resposta para essa pergunta depende do objetivo do investidor, mas nós podemos te ajudar. Confira o que priorizar numa franquia!

7 dez 2021 13h33
ver comentários
Publicidade
Entre os pontos a se considerar estão: dinheiro e identificação com a marca
Entre os pontos a se considerar estão: dinheiro e identificação com a marca
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Ser um empreendedor de franquia é uma opção muito atrativa para aqueles que estão em busca de estabilidade e solidez financeira. E mesmo sendo uma opção que oferece mais segurança, existem detalhes que precisam ser levados em consideração. O primeiro deles diz respeito ao dinheiro envolvido. 

É muito comum surgir a dúvida do que é melhor para priorizar numa franquia, se é o valor de investimento ou o lucro. Mas a resposta para essa pergunta depende do objetivo do investidor

A princípio, é válido avaliar a quantia disponível para a compra da franquia. Nesse momento, o empreendedor deve se preocupar também em manter uma reserva financeira disponível para emergências pessoais e do próprio empreendimento.

Outro ponto a ser considerado é justamente a sua intenção com aquele negócio. Afinal, as franquias podem trazer retorno financeiro a curto, médio e longo prazo e é válido entender se sua expectativa de retorno está alinhada com a do negócio. 

Isso porque, negócios menores exigem um investimento menor e costumam dar lucros no curto e médio prazo. Já modelos de negócio maiores, exigem mais dinheiro investido e rendem muitos lucros, só que num espaço de tempo maior. 

Essas circunstâncias vão direcionar você à franquia correta. Assim, fica mais fácil de entender as possibilidades disponíveis, seus objetivos financeiros e o melhor empreendimento dentro daquilo que está ao seu alcance.

Outros fatores importantes para priorizar numa franquia:

Empreender em uma franquia exige um processo de identificação com a própria marca. É por isso que muitas marcas realizam longas triagens entre os interessados para entender qual possui o feeling necessário para manter o negócio em funcionamento.

Nesse sentido, existem outros fatores que merecem atenção, veja abaixo:

  • o perfil do empreendedor;
  • o mercado/nicho que aquele negócio está inserido;
  • se há abertura dentro desse mercado para sua franquia;
  • o potencial do negócio;
  • o dinheiro disponível para tudo que o negócio exige;
  • reputação da marca que você tem interesse;
  • diálogo entre franqueadora e franqueados.

Com informações de Encontre sua franquia.

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade