O mercado milionário das bandcamps
As bandcamps se tornaram um mercado milionário e plataforma Bandcamp, um modelo para o desenvolvimento de composições que está muito em voga no mercado musical global, anunciou recentemente que voltará com o programa Bandcamp Fridays, que iniciou em 2020 no auge da pandemia do coronavírus quando o fechamento dos locais deixou os artistas sem receitas vitais para turnês.
Naquela época, muitos artistas passaram a trabalhar em lives em plataformas de vídeos como o YouTube, TikTok e Shorts.
O Bandcamp Fridays fez tanto sucesso naquela época que a Bandcamp já anunciou uma nova edição para 2024 com três datas: a primeira sessão já aconteceu na última sexta-feira (6) e as outras acontecem no dia 4 de outubro e 6 de dezembro.
Durante o período da covid-19, a Bandcamp afirma que seu modelo de bandcamps atraiu milhares de fãs pagando mais de US$ 120 milhões (algo em torno de R$ 671 milhões no câmbio atual) diretamente às gravadoras e músicos.
Os artistas que integrarem ao programa, deixarão suas obras disponíveis nas ferramentas e busca e descoberta da Bandcamp, com possibilidade de que esses lançamentos sejam disponíveis em vários formatos - incluindo vinil - além de produtos autografados e lançamentos exclusivos.
Atualmente, as gravadoras realizam bandcamps para que os artistas de seus casts possam produzir novos sucessos e diversas conexões com gêneros musicais distintos.
Bandcamps: produtores de Bad Bunny vieram ao Brasil em camp de artistas
A Head Media, um dos maiores estúdios de produção de música do Brasil, a Rimas Publishing, uma das maiores editoras musicais do mercado latino, e a Universal Publishing, divisão global na parte de editora musical do Universal Music Group, se uniram para um camp entre grandes compositores de seus respectivos castings para promover a criação de novos hits entre artistas brasileiros e grandes nomes da música internacional.
Estiveram em São Paulo os produtores e compositores Maux e Hassi que já trabalharam com um dos maiores artistas latinos da atualidade: Bad Bunny.
Com seus quase 65,4 milhões de ouvintes no Spotify, foi alçado ao estrelato global com Un Verano Sin Ti (2022), o aclamado álbum indicado em Álbum do Ano no Grammy Awards e no Grammy Latino, onde ganhou como Melhor Álbum De Música Urbana em 2023.
Com um time de peso, composto por nomes que já trabalharam em diversas canetadas - nacionais e internacionais -, o camp visa a criação de faixas e a promoção de novas parcerias de sucesso entre artistas brasileiros e nomes latinos.
Entre os brasileiros estão DMax, produtor e compositor indicado ao Grammy Latino que tem trabalhos com Rouge, Vitão, Day Limns e Carol Biazin; o trio de produtores Los Brasileros, vencedores de duas estatuetas na maior premiação do mercado latino e que colecionam sucessos com nomes como Karol G, Karol Conká, Vitor Kley e MC Soffia.
KING Saints, cantora e compositora de hits para IZA (com quem divide os vocais em Boombasstic, do álbum Afrodhit) e Luísa Sonza (as faixas Anaconda e VIP, do álbum Doce22).
Outros nomes incluem Léo da Bodega, artista revelação da cena pernambucana, e Fraga, produtor e compositor de sucessos para Lexa e Priscilla.