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Nubank anuncia lucro de US$ 17 milhões no segundo trimestre

Banco chega a 65 milhões de clientes, alta de 57% em 12 meses; resultado do banco ficou estável em relação ao mesmo período do ano passado

15 ago 2022 - 18h42
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O Nubank anunciou nesta segunda-feira, 15, lucro líquido ajustado de US$ 17 milhões no segundo trimestre, resultado estável em 12 meses. Considerando só o Brasil, maior mercado para a fintech, a operação passou a ficar no azul, com resultado positivo de US$ 13 milhões.

O banco digital chegou a 65,3 milhões de clientes, um salto de 57%, considerando os negócios no Brasil, na Colômbia e no México, os três países onde atua. No crédito, ficou mais conservador nos últimos meses nas linhas de empréstimo pessoal. A carteira total chegou a US$ 9,2 bilhões, expansão de 4,5% em um trimestre.

Os resultados do Nubank, comemorados pela direção do banco, estão bem longe dos vistos em instituições tradicionais. Entre abril e junho, por exemplo, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú viram seus lucros individuais superarem a marca de R$ 7 bilhões. O banco público foi destaque, obtendo resultado recorde no período.

David Velez (ao centro) vê resultado positivo para o Nubank Foto: Brendan McDermid/Reuters

A inadimplência, que os analistas previam que fosse dar um salto na fintech, por conta da alta dos juros, ficou praticamente estável, em 4,1%, considerando os atrasos acima de 90 dias. Ao fim de março, a taxa de calotes estava em 4,2% e há 12 meses, em 2,9%. A taxa para atrasos entre 15 a 90 dias também ficou estável, em 3,7%. "Damos limites muito baixos", disse ao Estadão/Broadcast o CEO e fundador do Nubank, David Vélez.

"Estamos anunciando talvez o melhor trimestre da nossa história", afirmou Vélez. "Houve um avanço em todas as nossas métricas, com crescimento na base de clientes, nos três países onde estamos", completou. Segundo ele, o Nubank hoje já é o maior emissor de cartões de crédito no Brasil, e maior também no México e Colômbia. "São 65 milhões de clientes com mais de 80% de ativação."

Receita bilionária

A receita do banco digital pela primeira vez superou a marca do bilhão em um único trimestre, batendo em US$ 1,2 bilhão, um salto de 230% em 12 meses, excluindo o efeito da variação cambial, de acordo com o balanço. Só os clientes do banco movimentaram US$ 20 bilhões com os cartões entre abril e junho, alta de 94% ante o mesmo período de 2021.

"A margem financeira tem mostrado clara expansão, de quase 5% há 12 meses para 9,7%. Estamos conseguindo passar o aumento de juros para os clientes", disse Vélez. Ao mesmo tempo, com medidas como a anunciada recentemente, em que o Nubank só vai remunerar os clientes que deixarem recursos na conta a partir de 31 dias, a fintech está conseguindo aumentar sua margem neste ambiente de juros mais altos, explicou o Vélez. "Em ambiente onde nossas margens aumentam, vemos claramente indicadores positivos sobre a saúde financeira do negócio", completou.

Estadão
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