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Natal: 7 passos para aumentar as vendas no seu negócio

Especialista indica estratégias para impulsionar resultados de vendas na época natalina.

20 dez 2021 - 10h08
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Cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras nessa época natalina
Cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras nessa época natalina
Foto: Pixabay

Não há dúvidas de que o Natal é considerado uma das principais datas sazonais para o comércio. Neste ano, a previsão é de que a data movimente R$ 68,4 bilhões para o varejo. Cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras nessa época natalina, os dados foram levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil. 

Dessa forma, desenvolver e aplicar estratégias de vendas nesse período é um dos primeiros passos para ficar à frente da concorrência.

Pensando em ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar mais no período do natal, Franklin Bravos, CEO da Signa, startup que já profissionalizou mais de 500 e-commerces no Brasil, elencou sete dicas para comerciantes para conquistar e fidelizar consumidores. Confira:

1. Faça um planejamento

Bravos explica que, antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento para o Natal. 

“Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.

2. Aplique técnicas de Marketing Digital

Estar atento às tendências de marketing digital pode ser decisivo para o aumento de vendas. 

“É válido aplicar técnicas de SEO e otimização em sites, além de um bom relacionamento com o cliente. Outra recomendação é fazer uso das redes sociais para divulgar produtos e também aderir a campanhas com influenciadores para aumentar o engajamento do público-alvo”, sugere o CEO.

3. Invista em tecnologia

O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades. 

“Investir em uma plataforma de e-commerce, que oferece suporte técnico e processos automatizados, é um diferencial para captar e reter mais clientes, em especial, no natal, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, orienta Bravos.

4. Crie promoções e ofertas

Não é novidade que consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes. Bravos recomenda focar essas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do público-alvo. 

“Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. O comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos sites”.

5. Garanta segurança

Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet -especialmente na época natalina, quando golpes virtuais são mais frequentes, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas. 

“Contrate uma equipe que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online.  Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe o CEO.

6. Estabeleça prazos de entrega acessíveis

O prazo de entrega se tornou um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra. Bravos aponta que é importante cumprir esses prazos e oferecer a melhor experiência de consumo para fidelizar o cliente. 

“Serviços de fulfillment são uma opção para diminuir o tempo de entrega, além de aderir a processos e soluções de inteligência artificial que otimizam essa logística”.

7. Analise o pós-venda

Com todos os passos anteriores seguidos, é hora de realizar métricas de todo o resultado que a estratégia trouxe ao negócio. 

“Recomendamos uma análise anual com todas as informações de campanhas realizadas, pois isso ajuda a definir ações futuras e o planejamento de outras estratégias de venda”, finaliza o CEO.

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