PUBLICIDADE

Mobilidade sustentável: esse é o estilo de vida do século 21

A pandemia só ajudou a evidenciar uma tendência que há muito já se formava: a mobilidade sustentável. E você, anda de bike?

3 out 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Mobilidade sustentável é uma realidade pra sua saúde e pro planeta
Mobilidade sustentável é uma realidade pra sua saúde e pro planeta
Foto: Free-Photos / Pixabay

Não é segredo para ninguém que as bicicletas têm conquistado cada vez mais espaço no coração e nas garagens dos brasileiros. Dados da associação Aliança Bike, coletados em pesquisa feita com lojistas, apontam para um aumento de 50% nas vendas desse tipo de produto em âmbito nacional em 2020 ― quando comparado a 2019. Se observarmos apenas as informações relativas à capital paulista, encontraremos uma alta ainda maior: 66%.

O mesmo acontece com as scooters: segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram 1087 veículos comercializados no país só no primeiro semestre de 2020; na estimativa da organização, este número quadruplicou ao longo do segundo semestre do mesmo ano.

“Quem trabalha neste setor já percebe essa movimentação há algum tempo”, defende Maurício Somlo, diretor da Elemovi. “Parece que as pessoas descobriram, definitivamente, as vantagens de ter um veículo elétrico pra chamar de seu e não pretendem mais abrir mão das facilidades que uma bike ou uma scooter podem trazer, ainda mais quando se vive em uma cidade tão dinâmica quanto São Paulo.”

Mas quais motivos poderiam justificar um interesse tão significativo por parte desse público cada vez maior e mais fiel?

Zero aglomerações ― Com a chegada da pandemia da Covid-19, todos nós fomos obrigados a adotar inúmeras práticas no sentido de evitar a disseminação do vírus. Um desses novos hábitos é o tão falado distanciamento social. Com uma bicicleta ou uma scooter, essa questão não é um problema. Isso porque, com conforto e muita autonomia, você tem a opção de ficar bem longe das aglomerações no transporte público.

Novas possibilidades de renda ― Também com a pandemia, surgiram restrições de acesso a diversos estabelecimentos. Assim, o número de entregas por aplicativo cresceu vertiginosamente. Resultado: novas perspectivas de renda para quem perdeu o emprego em tempos tão difíceis. Quer um exemplo? A Rappi, uma das diversas empresas que trabalha nesse sistema de delivery, destaca que, de março a junho do ano passado, registrou um crescimento de 300% no número de pedidos.

Xô, sedentarismo! ― Um número cada vez maior de pessoas tem buscado um estilo de vida mais saudável, adotando a prática diária de exercícios físicos para dar um adeus definitivo ao sedentarismo. Sendo assim, a bike representa uma excelente opção ― da ida e volta do trabalho ao passeio no parque do final de semana.

Consciência ecológica ― Scooters e bikes elétricas são, indiscutivelmente, grandes aliadas da natureza. Elas são a prova de que dá para rodar a cidade com zero emissão de dióxido de carbono.

É fato: em um mundo em que tanto se discute acerca das consequências das nossas ações para com o meio ambiente a curto, médio e longo prazo, adotar o uso de veículos com energia limpa é um passo extremamente relevante.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade