1 evento ao vivo

Minério de ferro tem máxima de 5 meses na China após queda na exportação do Brasil

3 jan 2020
08h35
atualizado às 08h44
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Os contratos futuros de minério de ferro subiram pela quinta sessão consecutiva nesta sexta-feira, com o indicador chinês atingindo seu nível mais alto em cinco meses, depois que dados mostraram que as exportações brasileiras da matéria-prima siderúrgica encolheram em dezembro.

A man works on transporting iron ore on a truck at Ganyu port in Lianyungang, Jiangsu province, China June 11, 2019. Picture taken June 11, 2019. REUTERS/Stringer  ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. CHINA OUT. - RC1C6C9B5B30
A man works on transporting iron ore on a truck at Ganyu port in Lianyungang, Jiangsu province, China June 11, 2019. Picture taken June 11, 2019. REUTERS/Stringer ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. CHINA OUT. - RC1C6C9B5B30
Foto: Reuters

O reabastecimento de minério de ferro antes do feriado do Ano Novo Lunar na China, que produz metade da oferta mundial de aço, também continuou a sustentar os preços spot e futuros.

O contrato de minério de ferro mais comercializado na bolsa de Dalian, com vencimento em maio, terminou com alta de 1,6%, a 666 iuanes (95,53 dólares) por tonelada, depois de atingir 670,50 iuanes no início da sessão, o maior valor desde 6 de agosto de 2019.

As exportações de minério de ferro do Brasil, sede da maior produtora mundial da commodity, a Vale, caíram para 24,7 milhões de toneladas em dezembro, ante 27,25 milhões de toneladas no mês anterior e 33,20 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, mostraram dados oficiais divulgados na quinta-feira.

A disponibilidade de minério de ferro continua sendo uma preocupação importante para o mercado, depois que a commodity subiu no ano passado para um nível máximo de cinco anos, impulsionada principalmente por interrupções no fornecimento.

No mês passado, a Vale sinalizou uma produção reduzida no primeiro trimestre de 2020, pois as verificações de segurança envolvendo suas instalações de mineração continuaram após um desastre com barragem de rejeitos de Brumadinho (MG), em janeiro do ano passado.

Veja também:

Bolsonaro fala em 'cartão vermelho' para quem sugere congelar aposentadorias e enterra Renda Brasil
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade