PUBLICIDADE

Minério de ferro salta mais de 3% com melhores margens do aço na China

20 abr 2021
07h57 atualizado às 15h09
0comentários
07h57 atualizado às 15h09
Publicidade

Os futuros de referência do minério de ferro na Ásia saltaram mais de 3% nesta terça-feira, ampliando os ganhos em meio a melhores margens siderúrgicas na China, maior produtora global de aço, e com dados decepcionantes das mineradoras Rio Tinto e Vale ajudando no rali recorde.

Terminal de minério de ferro no porto de Dalian, China 
21/09/2018
REUTERS/Muyu Xu
Terminal de minério de ferro no porto de Dalian, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu
Foto: Reuters

O minério de ferro para setembro na bolsa de commodities de Dalian encerrou o pregão diurno com ganhos de 3,6%, a 1.100 iuanes (169,28 dólares) por tonelada, na quarta sessão consecutiva de alta.

Na bolsa de Cingapura, o primeiro contrato, para maio, subia 3,8%, a 183 dólares por tonelada.

"Margens incrivelmente saudáveis para o aço na China foram a verdadeira força por trás da alta do minério de ferro ao longo da última semana", disse Atilla Widnell, da Navigates Commodities em Cingapura.

Fortes preços do aço incentivaram siderúrgicas chinesas a continuarem elevando a produção, puxando a demanda por minério de ferro e levando os preços spot ao maior nível já registrado desde ao menos 2011, segundo dados da consultoria SteelHome.

A Rio Tinto informou que sua produção de minério de ferro no trimestre encerrado em março caiu 2% na comparação anual, enquanto a produção da brasileira Vale recuou 19,5% frente ao trimestre anterior.

A Vale assim precisará aumentar significativamente sua produção nos próximos trimestres para atingir sua meta de produção de 2021 de entre 315 e 335 milhões de toneladas.

O mercado de minério de ferro tem ficado atento à apertada oferta global desde um desastre em uma barragem da Vale em 2019 que levou ao fechamento de minas no Brasil para avaliações de segurança.

No aço, o vergalhão para construção na bolsa de futuros de Xangai fechou em alta de 1,2%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade