PUBLICIDADE

Minério de ferro recua na China, mas marca 4ª semana consecutiva de ganhos

5 jul 2019 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian caíram nesta sexta-feira, mas registraram seu quarto ganho semanal consecutivo, com participantes do mercado cautelosos após a máxima recorde de matérias-primas na siderurgia, que levou à investigação das principais siderúrgicas chinesas.

REUTERS/Muyu Xu
REUTERS/Muyu Xu
Foto: Reuters

Oito empresas siderúrgicas, incluindo o Grupo Baowu China, o Grupo Jiangsu Shagang [JSSGG.UL] e o Grupo Ansteel, formaram uma equipe para investigar se "fatores não relacionados ao mercado" estão causando um aumento recorde nos preços do minério de ferro.

Eles também pediram ao governo para manter a estabilidade do mercado.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa da Dalian, para entrega em setembro , chegou a cair 7,4%, para 816 iuanes (118,72 dólares) a tonelada. O contrato fechou em queda de 5,9%, a 829,5 iuanes, mas registrou um ganho semanal de 1,4%.

Depois de dois dias consecutivos de quedas, o minério de ferro de Dalian se afastou da máxima de 911,5 iuan a tonelada, o maior desde o lançamento do contrato em 2013. Esse foi mais que o dobro do preço final de 2018 de 438,5 iuanes.

Os futuros do aço caíram pelo quarto dia, com o contrato do vergalhão mais ativo na bolsa de Xangai, para entrega em outubro , caindo 1,2%, para 3.984 iuanes por tonelada.

O contrato de referência para construção civil atingiu um pico de mais de oito anos, de 4.148 iuanes por tonelada, em 1º de julho, em meio a restrições estendidas de produção em alguns centros de aço da China, enquanto as autoridades buscam reduzir a poluição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade